Usinas

Álcool e hidrogênio são temas de reportagem do Jornal Nacional

Os cientistas brasileiros estão estudando uma forma de criar um reator portátil e barato que caiba dentro de um veículo e no orçamento da população e que transforme o álcool, o grande trunfo brasileiro em se tratando de combustíveis, em hidrogênio, combustível que deve mover os veículos do futuro.

O Jornal Nacional exibido pela TV Globo na última segunda-feira (26 de abril) trouxe reportagem onde mostra o primeiro carro brasileiro movido a hidrogênio desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp). O protótipo, ainda em fase de testes, roda a uma velocidade média de 60 km/h e foi desenvolvido integralmente pelos pesquisadores da Universidade.

Segundo a reportagem o grande desafio do Brasil é conseguir aliar o hidrogênio, considerado como o combustível do futuro, com o álcool, a grande riqueza do País. “Os cientistas brasileiros já sabem como criar a molécula de hidrogênio a partir do álcool, agora temos que aperfeiçoar a idéia e criar um reator portátil que faça essa transformação, e mais, que o mesmo seja barato, cabendo no orçamento dos brasileiros e no interior dos veículos automotores”, destaca a matéria da TV Globo.

Ainda de acordo com a entrevista muitos países já estão investindo bilhões de Dólares no desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio, com poluição zero. “Em 10 anos a estimativa é de 1/3 dos veículos que rodam nos Estados Unidos sejam movidos com este combustível”, afirma a reportagem.

Banner Revistas Mobile