Mercado

Agroindústria ganha curso de gerenciamento ambiental

A Agroindústria sucroalcooleira terá a oportunidade de assistir ao Curso de Meio Ambiente “Gerenciamento Ambiental nas Indústrias “, que acontecerá nos dias 4 e 5 de Dezembro de 2003 no Hotel Nacional Inn Vilage – Auditório Cenacon em Ribeirão Preto (SP).

O palestrante Reynaldo Lagonera Quinto, diretor de Planejamento e Engenharia da Qualitech, explica que o Curso de Meio Ambiente promovido pela Sinatub é um ensaio que pretende contribuir para iniciar um novo estilo de trato com as questões ambientais, apresentando de forma objetiva e clara as várias fases e conceitos que devem formar as estratégias de controle ambiental das empresas que atuam nas diversas industriais brasileiras, particularmente da sucroalcooleira. “O gerenciamento ambiental é a ferramenta básica responsável pelo êxito dessa transformação e várias empresas que atuam na agroindústria canavieira o considera como uma prioridade corporativa para assegurar o estabelecimento de políticas com programas e práticas que visem conduzir as atividades industriais de uma maneira ambientalmente sadia”.

Na opinião de Reynaldo, de grandes vilãs do passado muitas usinas hoje já adotam o que há de mais moderno no campo de preservação ambiental e recuperação de solos e matas ciliares. “De maneira geral, o setor sucroalcooleiro tem adotado medidas adequadas quanto ao destino dos resíduos agroindustriais como a vinhaça, por exemplo, um resíduo contaminante que antes era jogada nos mananciais e agora é reaproveitada como fertilizante na própria lavoura de cana. Também é comum a adoção de soluções para reduzir os efluentes líquidos e as emissões atmosféricas, tais como o emprego do circuito fechado de águas industriais e a instalação de lavadores de gases e retentores de fuligem”, lembra.

A reestruturação produtiva e organizacional vem ocorrendo de forma significativa na agroindústria canavieira, que vem adotando modernos mecanismos de gestão ambiental e controle do processo produtivo, como a utilização da informática e o uso de técnicas avançadas de gerenciamento, a utilização de novos equipamentos, a intensificação do corte mecanizado da cana-de-açúcar, segundo ele.

Reynaldo Quinto estará abordando durante o Curso de Meio Ambiente, questões sobre o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto ao Meio Ambiente) e Emissões de Matéria e Energia em Usinas de Ciclo Combinado. A entrevista completa com o especialista pode ser conferida em “Entrevistas” na página inicial do jornalcana.com.br.

Mais informações sobre o curso: [email protected], www.sinatub.com.br ou 16 3911.1383 / 3911.1384.

Banner Revistas Mobile