Usinas

Agrishow cancela abertura oficial após polêmica com presença de Bolsonaro

Episódio gerou crise com Governo Federal que afirmou a suspensão do patrocínio à feira

Agrishow cancela abertura oficial após polêmica com presença de Bolsonaro

A organização da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) cancelou a cerimônia de abertura do evento, que aconteceria nesta segunda-feira (1º).

A decisão foi tomada após repercussão gerada pelo mal-estar com o Governo Federal com a confirmação da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que deve acompanhar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na feira. Bolsonaro participou da abertura do evento no ano passado.

“A Agrishow mantém a sua tradição de ser a principal vitrine do setor, apresentando o que há de mais moderno em tecnologia para agricultura e pecuária, e soluções para pequenas, médias e grandes propriedades, estimulando a realização de negócios. Mantemos o convite para que visitem o evento e conheçam as inovações que estão ampliando a competitividade e o desenvolvimento do setor”, ressalta a nota enviada ao JornalCana.

LEIA MAIS > Maior vitrine do Agronegócio, 28ª Agrishow deve movimentar cerca de R$ 11,2 bilhões

Na edição passada, Bolsonaro chegou à feira montado em cavalo (Foto: ReproduçãoYoutube)

A polêmica se iniciou após o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirma que não compareceria à feira, pois se sentiu “desconvidado” depois de receber uma ligação da direção da Agrishow, sugerindo que ele não participasse da abertura oficial em razão do tumulto ou mesmo constrangimento que poderia acontecer com a presença de Bolsonaro.

O fato repercutiu gerando uma crise entre o governo e as entidades que organizam a feira. Na sexta-feira (28), o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, se manifestou avisando que o Banco do Brasil, órgão ligado ao governo, suspenderia o patrocínio à Agrishow em razão da polêmica.

A feira é organizada pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos), FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e SRB (Sociedade Rural Brasileira). Está em sua 28ª edição e acontecerá de 1º a 5 de maio em Ribeirão Preto – SP.

Os organizadores apontam que ao longo destes cinco dias, o evento deverá ultrapasse o volume de negócios fechados em 2022, movimentando mais de R$ 11,2 bilhões.

Banner Revistas Mobile