Mercado

Agricultores querem usar biodiesel puro

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos Agrícolas (Abimaq), Rubens de Morais, investidores da região centro-oeste do país – área agrícola com maior perspectiva de crescimento na produção de biodiesel a partir da soja – planejam utilizar o biocombustível na proporção de 100% para abastecer máquinas e caminhões, a idéia é vista como alternativa para reduzir o custo com a operação de máquinas e transporte de grãos. Apenas uma parcela iria para as refinarias para ser adicionada ao diesel da Petrobras, no porcentual permitido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Entretanto, a idéia esbarra na lei, que vigora que o uso integral de biodiesel como combustível dos motores seja permitido somente para consumo próprio.

Além disso, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) desaconselha esse uso, já que todos os veículos perderiam a garantia de fábrica ao serem abastecidos com um combustível fora das especificações da associação.

Banner Revistas Mobile