Mercado

Agora é a vez do produtor de grãos

Hoje dia 07 de Outubro de 2004, tem muito produtor que ainda não sabe se vai dar para plantar este ano.

A história é a mesma, altos custos e baixo valor dos produtos na hora da venda.

Podemos usar como exemplo o milho; seu custo de plantio esta por volta de R$17,50 a saca, e na hora de vender não se recebe mais de que R$15,00 e assim esta o café a soja e outros. A venda de maquinas e equipamentos caiu mais de 11%.

Os pequenos e médios estão começando a arrendar suas terras para sobreviver e a fila dos “Sem Terra” continua crescendo e já está dobrando a esquina. Tenho denunciado esta situação há muito tempo, já enviei e-mails para o nosso ministro e já conversei pessoalmente com o nosso secretário de estado Antonio Duarte Nogueira. Estão todos preocupados sim, mas a coisa toda começa nos grandes cartéis existentes hoje no Brasil. Alguém tem que assumir esta luta.

A realidade é uma só, estamos nas mãos de duas ou três empresas que nos pagam preços cartelizados e outras duas ou três que nos vendem também com preços combinados entre eles. Infelizmente parece que o ´boom´ do agronegócio está caminhando para o buraco. A falta de fiscalização e de um melhor acompanhamento dentro do agromercado levará o Brasil mais uma vez para o buraco e deixará muita gente desempregada. Acorda Brasil!

Banner Revistas Mobile