Usinas

Agenda 2030 impulsiona usinas a investirem em novas plantas industriais

De olho no mercado que busca fontes de energia limpa, as usinas investem em plantas de biogás/biometano para suprir essa demanda

Agenda 2030 impulsiona usinas a investirem em novas plantas industriais

Com a aproximação de 2030 o mercado global segue na trilha da sustentabilidade, para se adequar às metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030, que preconiza um conjunto de ações para tornar o planeta socialmente, economicamente e ambientalmente sustentável.

A produção de energia e combustíveis é parte fundamental neste processo, diante da necessidade de se substituir os combustíveis de origem fóssil (carvão mineral, petróleo, gás natural), altamente poluentes e responsáveis pelo aquecimento global, por fontes de energia limpas e renováveis.

Entre estas fontes estão o biogás e o biometano, que figuram como importante alternativa de energia limpa. E energia limpa é o que o mundo está buscando nessa fase de transição para uma economia de baixo carbono. É nesse contexto, que entram em cena as usinas que processam a cana-de-açúcar. Uma fonte de energia limpa, renovável e que além de etanol, pode também produzir biogás e biometano.

LEIA MAIS > MasterCana Centro-Sul reforça presença feminina no agro

Segundo Tercio Dalla Vecchia, CEO da Reunion Engenharia, empresa especializada em projetos e implantação de plantas industriais, os investimentos em projetos “completos” vêm aumentando nos últimos tempos.  “Antes, as usinas contratavam várias empresas para fazer uma parte, por exemplo, de uma nova refinaria, hoje, estão contratando uma só para fazer tudo”, disse.

Vecchia afirma que esses investimentos não se restringem somente a plantas de biogás/biometano, mas se estendem também a refinarias, visando o aumento da produção.

Especializada em implantação completa de usinas de açúcar, destilarias de álcool e sistema de cogeração, a Reunion tem mais de 30 anos de expertise neste mercado. Elaboram projetos detalhados de equipamentos para todos os setores de uma usina, englobando recepção e preparo de cana, tratamento de caldo, evaporação de caldo, fabricação de açúcar, manuseio e armazenamento de açúcar, fermentação, destilação, desidratação, manuseio e armazenamento de etanol.

“A gama de produtos e serviços oferecidos pela Reunion, vai desde a concepção do projeto até sua implantação, incluindo projeto executivo de equipamentos, gerenciamento de projetos e obras, otimização de processos e capacitação de mão de obra, através do Curso de Tecnologia Sucroenergética e Treinamentos “In company”. Já temos mais de 1.000 projetos desenvolvidos, entre Greenfields e Brownfields”, informa Vecchia.

LEIA MAIS > Importância da bioeletricidade é destaque na Fenasucro & Agrocana

Tercio Dalla Vecchia

Para ampliar o leque de serviços oferecidos, a Reunion estabeleceu uma nova parceria. “E dando continuidade à nossa missão de fornecer bens e serviços que contenham e possam disseminar a “boa tecnologia” de forma a resultar em confiança, segurança, bem-estar e remuneração adequada para nossos clientes, firmamos um Contrato de Cooperação Comercial e Prestação de Serviços Técnicos, com a CRXAVIER Consultíng Bioenergia Ltda”, destacou Vecchia.

“Trata-se de uma empresa com 40 anos de experiência em processos de produção de açúcar e etanol (entre outros) é especialista e altamente qualificada em desenvolvimento de negócios no setor de energias alternativas e produção de energia por meios microbiológicos, com resultados comprovados e grande potencial de rentabilidade.

Portanto, buscando expandir as possibilidades em projetos de energias alternativas, juntas vamos disponibilizar um serviço completo de engenharia de projetos e EPC, para construção e operação de plantas de produção de Biogás/Biometano, através da biodigestão de vinhaça de etanol de cana-de-açúcar, validados e certificados pelo processo ISO 9000-2008”, explica Dalla Vecchia, que esteve na Fenasucro & Agrocana.

Banner Revistas Mobile