Mercado

África desenvolverá feijão caupi transgênico resistente a pragas

Cientistas africanos se unirão para desenvolver uma variedade de feijão caupí geneticamente modificado resistente a pragas. Esta decisão foi anunciada no encerramento de um workshop sobre esta leguminosa realizado em fevereiro em Gana, na África. O evento contou com a participação de 40 cientistas dos Estados Unidos, Europa, Austrália e áfrica e foi promovido pela Fundação de Tecnologia de Agricultura Africana (African Agricultural Technology Foundation – AATF) e pela Rede de Desenvolvimento Genético do Feijão Caupi para a África (Network for the Genetic Improvement of Cowpea for África – NGICA).

Os participantes também se comprometeram a “desenvolver, garantir acesso e empregar técnicas e novos mecanismos que apóiem a produção e distribuição de variedades de sementes de feijão caupí resistente ao ataque de pragas, além de disseminar tecnologias para melhor armazenamento e processamento do grão”. De acordo com a AATF, o ataque de pragas podem ocasionar perdas de até 90% na produção desta leguminosa.

Típico de regiões secas e quentes, o feijão caupi é uma importante fonte de renda para pequenos agricultores da savana africana. Rico em proteínas e carboidratos, é consumido por mais de 200 milhões de pessoas. No Brasil, além do consumo in natura, o feijão caupí é usado como forma de farinha, servindo para o enriquecimento nutritivo de outras massas.

Para mais informações podem ser encontradas no site da AATF, no endereço:

http://www.aftechfound.org/press-release-cp.php

Banner Revistas Mobile