Mercado

Adesão gratuita no Centro de Tecnologia Canavieira vai até dia 31

Termina no dia 31 de outubro o prazo para a adesão gratuita de produtores e fornecedores de cana-de-açúcar ao Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

De acordo com o diretor do CTC, Tadeu Luiz Colucci de Andrade, após o fim do prazo estipulado, os produtores que não aderirem ao órgão perderão uma série de benefícios. O principal deles, de acordo com Andrade, será o pagamento de preços de mercado, como royalties, pelo uso das variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas pelo CTC.

“Hoje, os associados pagam R$ 13,60, por hectare, pelo uso das variedades Copersucar”, diz Andrade. Ele lembra também que ainda este ano o CTC irá lançar novas variedades de cana-de-açúcar. “Os não-associados pagarão por elas preços equivalentes aos dos modernos herbicidas utilizados na cultura”, complementa.

De acordo com o executivo, o novo CTC já conta com 86 entidades associadas, além de oito associações, que representam mais de 10 mil fornecedores de cana-de-açúcar, equivalentes a metade da cana moída no Brasil. A expectativa da direção da entidade é a de que pelo menos mais dez empresas e associações do setor oficializem sua filiação ao CTC até o dia 31.

Andrade ressalta ainda que os associados ao CTC contarão com um programa de eventos técnicos exclusivos a partir do início do ano que vem, entre outros que acontecerão até o final deste ano. “Pedimos às empresas, entidades e produtores que não percam o prazo, pois não haverá prorrogação, nas condições atuais, e quem perdê-lo irá abrir mão de benefícios importantes”, adverte Andrade.

Segundo o executivo, além das 81 entidades que participaram da fundação do novo CTC – órgão que por quase 25 anos foi controlocado pela Copersucar -, em agosto último, já se associaram a ele várias unidades produtoras, como as usinas Albertina e Petribu Paulista – do estado de São Paulo -, Cridasa (ES), Limeira do Oeste (MG) e a Associação dos Fornecedores de Guariba, também no interior de São Paulo – que congrega 1,1 mil associados.

O órgão deixou de ser controlado pela cooperativa Copersucar e recentemente, Roberto de Rezende Barbosa, da Usina Nova América, foi eleito presidente do conselho de administração e diretor-superintendente do CTC.

Mais informações: Centro de Tecnologia Canavieira – CTC, Tadeu Luiz Colucci de Andrade, 19 3429-8308.

Banner Revistas Mobile