Mercado

Açúcar sobe com atrasos nas safras do Brasil e da Índia

O atraso no esmagamento da cana-de-açúcar no Brasil, por causa da chuva que há algumas semanas atrapalhou a colheita, puxou para cima as cotações do açúcar refinado ontem na Bolsa de Londres. Com o feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos, os negócios se concentraram no mercado londrino. Os lotes do produto para entrega em outubro fecharam em alta de 1,33%, a US$ 600 por tonelada. As preocupações com a produção de açúcar no Brasil, maior fornecedor mundial do produto, vêm desde o início do ano, pois as lavouras também foram prejudicadas pelo tempo seco e tiveram seu teor de açúcar reduzido.

Neste momento os olhares do mercado se voltam também para a Índia, segundo maior produtor e principal consumidor da commodity. As chuvas de monções – ventos sazonais que ocorrem na Índia com a passagem de estações – estão atrasadas e devem ser irregulares neste ano. Elas são essenciais para a agricultura. Meteorologistas estimam que, em junho, o volume de chuvas foi quase 30% menor do que a média para o mês. Com isso, a Associação de Açúcar da Índia estima queda de ao menos 1 milhão de toneladas na produção do país, para 25 milhões de toneladas em 2012/13. Segundo analistas, esse cenário tende a manter sustentados os preços internacionais do produto.

Também em Londres, as cotações do café robusta tiveram queda significativa, de 1,78%. Com a maioria dos especuladores fora dos mercados por causa do feriado americano, as vendas de produtores pesaram nos preços.

Banner Revistas Mobile