Mercado

Açúcar: Proposta da CE é rechaçada por 13 países do continente

A reforma do setor de açúcar apresentada nesta segunda-feira pela Comissão Européia (CE) provocou a reprovação de 13 países da União Européia, dentre os quais a Espanha e outros sete que, numa postura mais radical, se mostraram dispostos a bloquear as propostas comunitárias.

Os ministros da Agricultura analisaram a proposta da CE para rever a Organização Comum do Mercado (OCM) de açúcar, que inclui fortes reduções nos preços do produto (-39%) e nos pagamentos aos produtores.

O Conselho da CE adotou a reforma depois de uma manifestação de milhares de agricultores europeus e do grupo da ACP (África, Caribe e Pacífico) em Bruxelas contra o projeto comunitário, porque estimam que ameaça a continuidade do setor.

A ministra da Agricultura espanhola, Elena Espinosa, assinalou, durante entrevista à imprensa, que em novembro do ano passado dez Estados firmaram uma posição conjunta contra o projeto anterior de reforma do açúcar, que incluía cortes menos radicais: Espanha, Grécia, Itália, Portugal, Letônia, Lituânia, Hungria, Finlândia, Eslovênia e Irlanda.

Nas discussões desta segunda-feira, segundo a ministra, outros três Estados mostraram também suas objeções à proposta de reforma: Áustria, Bélgica e Polônia.

Segundo outras fontes, os países que expressaram posturas mais radicais e que compõem uma minoria de bloqueio são: Espanha, Polônia, Itália, Portugal, Finlândia, Irlanda, Eslovênia e Grécia.

Banner Revistas Mobile