Mercado

Açúcar: Indonésia divulgará permissão de importação mais cedo

O governo indonésio deve divulgar as permissões para importação de açúcar em 2006 mais cedo que o agendado para permitir que os importadores consigam comprar o produto a preços mais baixos, a informação é do ministro do Comércio, Mari Elka Pangestu. As permissões devem ser divulgadas entre agosto ou setembro, disse Mari. No ano passado, o governo emitiu as permissões em dezembro.

Entretanto, dentro do atual programa, o açúcar refinado não pode ser importado durante a temporada de esmagamento, entre maio e novembro, para proteger os preços da commodity no mercado doméstico.

O ministro, porém, não especificou porém o volume que poderá ser importado no próximo ano, porque o governo ainda precisa avaliar os estoques de açúcar e a produção da temporada de esmagamento. Ocorre que os importadores indonésios muitas vezes são forçados a comprar açúcar, mesmo com preços mais elevados, por causa do limitado espaço de tempo entre a divulgação das permissões e o deadline para embarque do produto.

Neste ano, o governo permitiu a importação de 500.000 t de refinado e 227.000 t de açúcar demerara para cobrir as necessidades do mercado doméstico. A restrição às importações em 2002 na tentativa de acabar com o contrabando do açúcar para o país. A Indonésia é o maior importador de açúcar, com produção estimada em 2,2 milhões de t, mas com uma demanda – entre consumo doméstico e industrial – de 3,2 a 3,3 milhões de t por ano. As informações são da Dow Jones.

Banner Revistas Mobile