Mercado

Açúcar Ético realiza seminário científico em São Paulo

A organização internacional Açúcar Ético (Sucre Ethique) realiza, dias 23 e 24 de julho, no Hotel Braston, em São Paulo, SP, o III Seminário Científico da entidade. O evento reunirá os principais atores do setor sucroenergético do País bem como observadores internacionais para discutir direitos sociais e ambientais.

De acordo com o presidente da Sucre Ethique, Olivier Genevieve, o seminário contará com a participação de representantes da Unica (União da Industria de Cana de Açúcar), Contag (Confederação dos Trabalhadores na Agricultura) e Feraesp (Federação dos Empregados Rurais Assalariados no Estado de São Paulo).

Também estarão presentes membros do Gerhai (Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agro Indústria), Instituto Ethos, VANI (Voluntary Action Network India) da Índia, Sangoco (South African National NGO Coalition) da Africa do Sul e WWF da Guyana Francesa, França.

O Brasil é o maior produtor mundial de açúcar e o segundo de etanol. O setor sucroenergético brasileiro emprega 1,3 milhão de trabalhadores, sendo grande parte no corte da cana. A cadeia produtiva canavieira tem peso cada vez mais importante no comércio exterior brasileiro.

“A mecanização, as migrações de trabalhadores, as condições de trabalho, o modelo de produção, as certificações, a expansão das culturas, as evoluções tecnológicas são assuntos que merecem ser discutidos para o futuro do setor. Essa é a única maneira de reduzir as problemas sociais e ambientais e de impedir outros. Mas tambem é assim que se construirá uma cadeia economicamente sustentável”, diz Genevieve.

As inscrições para o III Seminário Científico da Açúcar Ético já estão abertas e podem ser feitas no endereço eletrônico http://seminario-cientifico-brasileiro.acucar-etico.org. O hotel Braston fica na Rua Augusta, 467.

Banner Revistas Mobile