Mercado

Ação social do setor se espalha pelo País

As ações do setor sucroalcooleiro, no campo social, estão se espalhando pelo País. Diversas sementes — que têm como fruto uma valiosa contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e saudável — são disseminadas em diferentes regiões, seguindo a rota de crescimento e expansão dos negócios no setor.

A Usina Coruripe, localizada no interior de Alagoas, no município de Coruripe, levou, por exemplo, para as suas filiais em Iturama (MG) — adquirida em 1994 — e também para Campo Florido (MG) — inaugurada em maio de 2002 — a sua preocupação com a formação de filhos de funcionários e de outras famílias das comunidades locais e regionais. “A questão social tem grande tradição no Grupo. O comendador Tércio Wanderley(o fundador) já se preocupava, em 1943, com a assistência médica e hospitalar para os seus colaboradores”, conta Adalberto de Oliveira Santos, coordenador de Recursos Humanos.

As três unidades do Grupo Tércio Wanderley que investem em diversos projetos sociais, possuem inclusive o selo empresa amiga da criança, concedido pela Abrinq. A de Coruripe deu início à intensa participação do Grupo na luta contra o trabalho e a exploração infantil, que mobiliza vários segmentos da sociedade. “Uma cláusula do contrato com fornecedores de cana-de-açúcar estabelece a suspensão do recebimento do produto, pelas usinas do Grupo, em caso de utilização do trabalho infantil”, observa Adalberto. A usina alagoana teve atuação decisiva na criação do Conselho Municipal da Infância e da Juventude e do Conselho Tutelar, de Coruripe. Essa experiência, que foi reproduzida em Iturama e Campo Florido, a credenciou a participar do Seminário Mercosul de Combate ao Trabalho Infantil, promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego — MTE, em setembro de 2002.

Além de ajudar na mobilização social para a erradicação do trabalho infantil na região, a Coruripe contribuiu financeiramente com o Fundo Municipal da Juventude e da Criança, doou equipamentos de informática, móveis e um carro zero quilômetro. “Como resultado dessa ação, no município,.já ocorreu uma diminuição da evasão escolar de 30% para 8% e um aumento dos alunos matriculados de 7.000 para 12.000, em 2.002”. informa o coordenador de RH da usina. Aliás, a formação de crianças e adolescentes é prioridade nos projetos sociais do Grupo Tércio Wanderley, que mantém creches em Feliz Deserto (AL) e Iturama, que prestam assistência às crianças. Em Campo Florido, a Coruripe doa para a creche “Maria Alfreda” o lucro proveniente da coleta seletiva feita na usina.

Empresas do setor apóiam projetos em diversas áreas

Esporte, música, ecologia, reforço escolar e formação profissional fazem parte dos projetos sociais que têm o apoio do Grupo Tércio Wanderley. Em Coruripe, a usina cuida do transporte de mais de 300 crianças e adolescentes que integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que oferece atividades no horário extra-escola. Em Iturama, contribui com a Associação Beneficente Maria José – que promove atividades como cursos de manicure, aulas de violão e reforço escolar — e realiza o Projeto “No Mundo do Caninha”, voltado para a preparação de jovens para o mercado do trabalho. Por meio de um convênio com a Apae, oferece estágios, com duração de quatro horas diárias, para alunos com mais de 14 anos. No município de Campo Florido, a empresa ajuda financeiramente o projeto de um Coral Infantil.

Na área esportiva, a maior iniciativa da Coruripe é a participação no projeto Basquete Cidadão, em Maceió (AL), no bairro Jaraguá — onde está instalado o escritório do Grupo — que atende 360 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos. Em Iturama, mantém também uma escola de handebol, com 85 alunos, de 9 a 14 anos e apóia o Projeto Bom de Bola, Bom de Escola, que visa resgatar o esporte para crianças. Para conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação ambiental, a usina oferece, ainda, uma programação de visitas à sua Reserva Particular do Patrimônio Natural — RPPN, de 7.544 hectares, localizada em Coruripe. Essa área, que registra uma das maiores incidências de Pau-Brasil no País, já fez com que a empresa recebesse da Unesco o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O roteiro, elaborado especialmente para alunos da rede municipal de ensino, inclui caminhada por uma trilha e palestra sobre a usina.

Outro exemplo de diversificação de atividades na área social é o da Sabarálcool, localizada no distrito de Ivailândia, em Engenheiro Beltrão (PR), que desenvolve por exemplo junto a escolas da rede pública, programas de orientação sobre reciclagem do lixo e de saúde bucal. A dentista da Sabarálcool atende na usina, mensalmente, entre 10 a 15 crianças. Em parceria com escolas e a Polícia Militar, a empresa participa de um projeto de recuperação de dependentes químicos. “Realizamos um concurso de redação sobre o tema e o premiado tem seus estudos custeados até a faculdade, incluindo material escolar”, conta Dayse Eliana Vicari Rezende, diretora de Recursos Humanos da Sabarálcool. Em outubro de 2.002, a psicóloga da usina iniciou um trabalho com gestantes, prestando informações e orientações, durante o período de gestação e amamentação, sobre desenvolvimento do feto, as mudanças físicas e psicológicas da mulher e manifestações pós-parto, entre outros temas.

Banner Revistas Mobile