Mercado

Abertura de mercados incentiva investimentos portuários

Até o final do ano um investimento superior a US$ 50 milhões vai ampliar a capacidade de exportação de graneis líquidos, entre eles o álcool, no Porto de Santos. Uma parceira entre a Hipercon, Cristalsev e Tecmar está viabilizando um terminal, enquanto a Copage e Agel são responsáveis pelo outro terminal. Cada um vão disponibilizar condições de estocagem para posterior embarque de 40 milhões de litros de álcool, contra uma estrutura atual para 25 milhões de litros .

“Serão os primeiros terminais com estruturas especificamente para o álcool, já que os existentes atualmente no Porto de Santos são terminais com estrutura para a área química”, explica o consultor portuário e ex-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Líquidos, Sérgio Aquino. “A estrutura portuária para o setor sucroalcooleiro atende muito bem à demanda do mercado de açúcar e, com a abertura de novos mercados para o álcool, investimentos estão sendo projetados para atender a essa nova demanda, até agora limitada ao álcool neutro e hidratado”, acrescenta ele.

Tanto é verdade que os grupos sucroalcooleiros alagoanos João Lyra, Carlos Lyra, Tercio Wanderley e o mineiro Coinbra estão desenvolvendo um projeto para construção de um novo terminal de álcool no Porto de Vitória (ES). O investimento previsto é de US$ 7 milhões para viabilizar a exportação de parte do álcool que produzem em Minas Gerais. Segundo o presidente do Sindaçúcar/MG (Sindicato da Indústria do Álcool e Açúcar de Minas Gerais), Luiz Custódio Cotta Martins, “Minas não tem tradição na exportação de álcool e, com a expansão do setor no Estado (leia matéria nesta edição), estamos nos preparando para atender o mercado externo”. O novo empreendimento deverá ter capacidade de armazenamento e movimentação de aproximadamente 25 milhões de litros de álcool.

Banner Revistas Mobile