Na edição anterior, fizemos um breve relato sobre o histórico e a responsabilidade social no setor sucroalcooleiro.
Nesta edição finalizamos o artigo enfocando a responsabilidade social no século XXI.
A prática da responsabilidade social traz um diferencial para a imagem da empresa que vem sendo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores no Brasil e no mundo.
Praticar a RS é ser ético, justo e responsável para consigo mesmo. Diminui os riscos, pois num mundo globalizado, onde informações sobre
empresas circulam nos mercados internacionais em minutos, uma conduta ética e transparente tem que fazer parte da estratégia de qualquer organização nos dias de hoje.
No Relatório de Responsabilidade Social a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade,
dando transparência às atividades que buscam melhorar a qualidade de vida para todos. Ou seja, sua função principal é tornar pública a
responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente. Como instrumento de gestão este relatório, é um dos mais modernos e aceitos no mercado. O Relatório de Responsabilidade Social é uma valiosa ferramenta para a empresa gerir, medir e divulgar o exercício da responsabilidade social em seus empreendimentos. E como instrumento de avaliação para os analistas de mercado, investidores e órgãos de financiamento (como BNDES, BID e IFC) é imprescindível, pois, o mesmo já faz parte da lista dos documentos necessários para se conhecer e avaliar os riscos e as projeções de uma empresa.
Para a sociedade em geral, em especial, órgãos públicos e mercado, é inovador e transformador. Realizar e publicar balanço social anualmente é mudar a antiga visão, indiferente à satisfação e o bem-estar dos colaboradores e clientes, para uma visão moderna em que os objetivos da empresa incorporam as práticas de responsabilidade
social e ambiental.
Avaliar nossas práticas de responsabilidade social é importante tanto quanto praticá-la, visto que é atraves desta atitude que podemos planejar estratégias e programas de RS.
Para tanto, podemos utilizar dos feedbacks dos meios de relacionamento com a comunidade, clientes, fornecedores, órgãos públicos e colaboradores. Participar de pesquisas de opinião e de cidadania, ser reconhecido através da conquista de selos (Abrinq e Ibase, por exemplo) são instrumentos poderosos de avaliação.
Resta-nos falar dos nossos grandes desafios:
– Manter a prática dentro do planejamento
estratégico da empresa;
– Manter os Investimentos (Budget);
– Disseminar a prática entre os
colaboradores;
– Contribuir para a melhoria dos indicadores
sociais.
Como outrora já dissemos, sabemos da importância da conquista de sêlos, certificados e programas sociais que inserem a empresa no contexto de “socialmente responsável”, porém a manutenção, a disseminação e continuidade e a melhoria destes fatores são essenciais para o crescimento da organização no mercado.
19 3456-2298
Colaborou com este artigo o sr. José Augusto Smeets, gestor de recursos humanos da Açúcar Guarani. ([email protected])