Mercado

A responsabilidade social no século 21 (parte II)

Na edição anterior, fizemos um breve relato sobre o histórico e a responsabilidade social no setor sucroalcooleiro.

Nesta edição finalizamos o artigo enfocando a responsabilidade social no século XXI.

A prática da responsabilidade social traz um diferencial para a imagem da empresa que vem sendo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores no Brasil e no mundo.

Praticar a RS é ser ético, justo e responsável para consigo mesmo. Diminui os riscos, pois num mundo globalizado, onde informações sobre

empresas circulam nos mercados internacionais em minutos, uma conduta ética e transparente tem que fazer parte da estratégia de qualquer organização nos dias de hoje.

No Relatório de Responsabilidade Social a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade,

dando transparência às atividades que buscam melhorar a qualidade de vida para todos. Ou seja, sua função principal é tornar pública a

responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente. Como instrumento de gestão este relatório, é um dos mais modernos e aceitos no mercado. O Relatório de Responsabilidade Social é uma valiosa ferramenta para a empresa gerir, medir e divulgar o exercício da responsabilidade social em seus empreendimentos. E como instrumento de avaliação para os analistas de mercado, investidores e órgãos de financiamento (como BNDES, BID e IFC) é imprescindível, pois, o mesmo já faz parte da lista dos documentos necessários para se conhecer e avaliar os riscos e as projeções de uma empresa.

Para a sociedade em geral, em especial, órgãos públicos e mercado, é inovador e transformador. Realizar e publicar balanço social anualmente é mudar a antiga visão, indiferente à satisfação e o bem-estar dos colaboradores e clientes, para uma visão moderna em que os objetivos da empresa incorporam as práticas de responsabilidade

social e ambiental.

Avaliar nossas práticas de responsabilidade social é importante tanto quanto praticá-la, visto que é atraves desta atitude que podemos planejar estratégias e programas de RS.

Para tanto, podemos utilizar dos feedbacks dos meios de relacionamento com a comunidade, clientes, fornecedores, órgãos públicos e colaboradores. Participar de pesquisas de opinião e de cidadania, ser reconhecido através da conquista de selos (Abrinq e Ibase, por exemplo) são instrumentos poderosos de avaliação.

Resta-nos falar dos nossos grandes desafios:

– Manter a prática dentro do planejamento

estratégico da empresa;

– Manter os Investimentos (Budget);

– Disseminar a prática entre os

colaboradores;

– Contribuir para a melhoria dos indicadores

sociais.

Como outrora já dissemos, sabemos da importância da conquista de sêlos, certificados e programas sociais que inserem a empresa no contexto de “socialmente responsável”, porém a manutenção, a disseminação e continuidade e a melhoria destes fatores são essenciais para o crescimento da organização no mercado.

19 3456-2298

[email protected]

Colaborou com este artigo o sr. José Augusto Smeets, gestor de recursos humanos da Açúcar Guarani. ([email protected])

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