Usinas

9 projeções para a safra de cana 16/17. Conheça cada uma delas

9 projeções para a safra de cana 16/17. Conheça cada uma delas

usina denusa engrenagemA safra de cana-de-açúcar 2016/17 começou antes. E, no caso de algumas unidades, a moagem não foi interrompida no fim de 2015 e a produção acabou emendada à safra 15/16.

No estado de Minas Gerais, por exemplo, 9 unidades já moíam no mês de março quando, tradicionalmente, a moagem começa um mês depois. A realidade do setor sucroenergético de Minas, com 36 usinas prontas para moer a 16/17, é a mesma em outros estados canavieiros e ajuda a ampliar o total de cana-de-açúcar moída na temporada 15/16.

Conforme a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a safra 15/16 no Centro-Sul, ainda em curso, encerrou o mês de março com moagem de 617,6 milhões de toneladas.

“Fazem os números parecerem maiores do que são”, disse ao Portal JornalCana o presidente da consultoria Canaplan, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, o Caio, em concorrido evento promovido por sua empresa na sexta-feira (15/04) em Ribeirão Preto (SP).

Polêmica

A safra 16/17 avança sob outra polêmica: nove consultorias, instituições e órgão do Governo federal divulgaram suas projeções de moagem para a temporada no Centro-Sul.

As estimativas de processamento assustam quem não tem familiaridade com o setor sucroenergético, porque vão de pessimistas 580 milhões de toneladas de cana a até 665,6 milhões de toneladas.

A Unica, que representa a maioria das usinas de cana de regiões produtoras do Centro-Sul, deverá divulgar sua projeção para a safra 15/16 ainda neste mês, apesar de a moagem já ter iniciado em grande número das unidades.

Diante as projeções já divulgadas, quem estará certo? Difícil saber nesta segunda quinzena de abril atingida por uma estiagem que, conforme previsões de analistas, tende a se manter ao longo do ano. Isso resultará em uma safra seca, diferente da anterior, na qual a intensa incidência de chuvas fez estados canavieiros como o Paraná totalizar moagem de 40 milhões de toneladas, 3 milhões abaixo do previsto.

O Portal JornalCana lista a seguir as 9 projeções de moagem de cana-de-açúcar para a 16/17 no Centro-Sul:

Quem                                              Moagem prevista (em milhões de toneladas)

Canaplan (Consultoria)                580 

Bioagência (comercializadora)   630 

Job (Consultoria)                            644

Agroconsult (Consultoria)          622      

Archer (Consultoria)                     618,5

Datagro (Consultoria)                   625

Conab (Governo federal)               691

Rabobank (banco)                         610

INTL FCStone (consultoria)       619

Banner Revistas Mobile