Usinas

5 impactos - bons e ruins - sobre o mercado de açúcar

5 impactos - bons e ruins - sobre o mercado de açúcar

A consultoria INTL FCStone divulga estudo especial no qual avalia o comportamento de commodities agrícolas como o açúcar. Um dos resultados do levantamento é o de que o fenômeno El Niño continuará pesando sobre as commodities no primeiro trimestre deste ano.

Confira a seguir 5 impactos bons e ruins listados pela INTL FCStone sobre o açúcar 

cta-logo391 – Enquanto a safra de grãos da América do Sul é afetada negativamente pelo fenômeno do El Niño, o clima também desfavorece regiões produtoras de açúcar e cacau. Ainda há muitas decisões importantes a serem tomadas para as novas safras e desfechos de outras ao redor do mundo, mas o clima continua no radar das commodities.

2 – Permanecem altistas as perspectivas para a safra 2015/16 do açúcar com a consolidação da expectativa de déficit global na casa de 5,6 milhões de toneladas.

3 – Segundo o analista João Paulo Botelho, da consultoria, entre os motivos para o déficit na temporada iniciada em outubro, estão a falta de investimentos em expansão da capacidade produtiva nos últimos anos e os efeitos do El Niño. “As secas debilitaram a produção na Índia e o elevado volume de chuvas dificultou o aproveitamento da safra do Centro-Sul brasileiro”, ressalta.

4 – Com relação à taxa de câmbio, a INTL FCStone espera um cenário mais neutro, com leve viés de alta, especialmente pela possível piora dos fundamentos da economia brasileira e pela expectativa de cenário político instável no primeiro semestre. “O mercado externo deve prover influências mistas, com a inflação dos EUA sendo o principal determinante da taxa de juros norte-americana, e consequentemente, do dólar”.

5 – Além do impacto climático, a situação econômica mundial também deve ter seu efeito sobre as commodities. Isso porque a continuidade da desaceleração chinesa afeta diretamente a demanda e, consequentemente, os preços, que podem ser cada vez mais pressionados.

Banner Revistas Mobile