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Lucro da Usina São Martinho cai 53,4%

São Martinho, em Pradópolis: desempenho do primeiro trimestre (Foto: Divulgação)
São Martinho, em Pradópolis: desempenho do primeiro trimestre (Foto: Divulgação)

O lucro líquido da São Martinho S.A. (BM&FBovespa: SMTO3; Reuters SMTO3.SA e Bloomberg SMTO3 BZ), um dos maiores produtores de açúcar e etanol do Brasil, recuou 53,4% no primeiro trimestre da safra 2015/2016 (1T16).

Foram apurados R$ 28,3 milhões, ante R$ 60,7 milhões no 1T15. Saiba os motivos da queda. 

Segundo Carta Financeira divulgada pela São Martinho, a diminuição do lucro líquido do 1T16 se deve:

1 – menor volume de vendas de açúcar e etanol no período (18,5% em ATR equivalente)

2 – ao aumento das despesas financeiras, resultado do aumento do endividamento na comparação 1T16 x 1T15

No 1T16, o EBITDA ajustado da Companhia totalizou R$ 225,1 milhões (Margem EBITDA Ajustada de 47,2%), em linha com EBITDA Ajustado na safra anterior.

A geração operacional de caixa (medida através do EBIT Ajustado) somou R$ 88,8 milhões (margem EBIT de 18,6%), que apresentou uma queda de 12% em relação ao ano anterior. A queda do EBIT está relacionada, principalmente, ao menor volume de vendas no período.

Moagem

O volume de moagem de cana de açúcar totalizou 7,4 milhões de toneladas, representando 38% do Guidance de produção. Apesar do elevado volume de chuvas observado no 1T16 (fator que prejudicou o volume de cana processada e a quantidade de ATR da cana), acreditamos que o volume de produção será em linha com o Guidance divulgado no inicio de Junho/2015.

O aumento do processamento é resultado da consolidação integral da Usina Santa Cruz, neste trimestre. Se considerada a participação integral da Usina Santa Cruz nos resultados do primeiro trimestre da safra anterior (1T15), foi conferida uma redução de 3,0% no volume de cana processada, e redução do ATR da cana, consequência do elevado volume de chuvas ocorridas no 1T16.

Receita líquida

No primeiro trimestre da safra 15/16 (1T16), a receita líquida da Companhia totalizou R$ 476,7 milhões, representando uma queda de 6,7% em relação ao mesmo período da safra anterior. Essa queda ocorreu principalmente pela diminuição no volume de vendas açúcar (-13,3%) e de etanol anidro (-33,3%) – consequência da estratégia de vendas da Companhia em concentrar as vendas no 2º semestre, devido, principalmente, ao prêmio entre as telas de açúcar Julho/15 e Março/16.

São Martinho, em Pradópolis: desempenho do primeiro trimestre (Foto: Divulgação)
São Martinho, em Pradópolis: desempenho do primeiro trimestre (Foto: Divulgação)

A receita líquida das vendas de açúcar totalizou R$ 195,1 milhões no 1T16, uma redução de 4,3% em relação ao mesmo período da safra anterior. Conforme mencionado anteriormente, esse resultado decorre da redução de 13,3% no volume de vendas do produto – refletindo a estratégia de vendas da Companhia de vender o produto nos trimestres seguintes desta safra.

A receita líquida das vendas de etanol hidratado totalizou R$ 59,7 milhões no 1T16, apresentando aumento de 6,6%. A melhora do resultado reflete o crescimento no volume de vendas no período, que superou a queda de 3,1% no preço médio de comercialização do produto no trimestre.

A companhia tinha aproximadamente 91,5 mil m³ de etanol hidratado estocados, representando crescimento de 54,2% no volume estocado quando comparamos com o mesmo período da safra anterior.

No 1T16, a receita líquida das vendas de etanol anidro apresentou uma queda de 37,1% em comparação ao 1T15, totalizando R$ 119,7 milhões, refletindo, i) a queda de 33,3% no volume de vendas no período, além ii) da redução de 5,8% no preço médio de comercialização.

A companhia tinha aproximadamente 108,6 mil m³ de etanol anidro estocados, representando crescimento de 105,9% no volume estocado quando comparamos com o mesmo período da safra anterior.

No primeiro trimestre da safra 2015/2016, a receita líquida das vendas de energia elétrica apresentou crescimento de 37,6% – totalizando R$ 67,8 milhões – em relação à safra anterior, consequência do aumento de 41,8% no volume vendido do produto. É importante mencionar que, considerando o volume remanescente de energia elétrica para ser comercializada até o final desta safra, temos somente 20% de exposição no mercado spot.

Conforme divulgado nas cartas financeiras anteriores, lançamos na safra 14/15 dois empreendimentos imobiliários – Recanto das Paineiras e Park Empresarial de Iracemápolis, localizados na região de Limeira, interior de São Paulo. No 1T16 reconhecemos R$ 13,9 milhões de receitas (metodologia de percentual de execução da obra).

A receita líquida do item “Outros Produtos e Serviços” totalizou R$ 20,4 milhões no 1T16, representando um aumento de 77,2% quando comparado com o mesmo período da safra passada. O aumento deve-se, principalmente, pelo aumento de 143,5% da receita líquida do RNA – refletindo a combinação do aumento de 66% no volume vendido do produto e aumento de 46,8% no preço médio de comercialização.

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