Usinas

Impactos do governo Trump no setor sucroenergético, segundo Plínio Nastari

Impactos do governo Trump no setor sucroenergético, segundo Plínio Nastari

Quais os impactos do governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para o setor sucroenergético brasileiro? Isso irá depender das relações entre países, mas Trump “é pró mercado”, avalia Plínio Nastari, presidente da consultoria Datagro.

Nastari falou ao Portal JornalCana na quarta-feira (09/11) em Araçatuba (SP), durante o Congresso Nacional de Bioenergia, realizado entre a quarta e esta quinta-feira (10/11).

Segundo Nastari, o presidente eleito dos EUA é pró-mercado. “Se ele é pró-mercado, e forem estabelecidas as condições apropriadas para que o etanol seja valorizado como combustível, nós [setor sucroenergético brasileiro] poderemos ter uma nova fase de crescimento e de integração cada vez maior de expansão do mercado do biocombustível”, comentou.

Cotas de açúcar

Sobre as cotas de exportação de açúcar brasileiro para os EUA, que ocorrem há décadas e favorecem os produtores do adoçante do Norte e do Nordeste do Brasil, Nastari é categórico: “Isso aí [as cotas] é pequena e deverá continuar, ou seja, não há perspectiva de mudança quanto a isso.”

Banner Revistas Mobile