Usinas

Diretor da Usina de cana Guaíra avalia impacto da crise chinesa sobre o açúcar

Eduardo Junqueira, da Usina Guaíra
Eduardo Junqueira, da Usina Guaíra

Eduardo Junqueira da Motta Luiz, sócio diretor da Usina Açucareira Guaíra (UAG), apresenta suas opiniões sobre os impactos das recentes turbulências na economia da China sobre o setor sucroenergético brasileiro.

Ele faltou com exclusividade para o Portal JornalCana durante o evento de premiação do Prêmio MasterCana Centro-Sul na segunda-feira (24/08), em Ribeirão Preto (SP). 

Portal JornalCana – As recentes turbulências na economia da China, que ajudaram o dólar a subir para mais de R$ 3,60 no Brasil nesta semana, afetarão as usinas de açúcar e de etanol brasileiras?

Eduardo Junqueira – A situação econômica da China trará pioras para o setor sucroenergético brasileiro. Estou bastante pessimista. Eles estão desvalorizando a moeda deles, e com isso irão importar menos. O dólar está subindo, mas toda vez que o dólar sobe o açúcar diminui de preço. É sempre assim.

Leia mais: Otimização faz UAG economizar R$ 1 milhão por ano

Portal JornalCana – As avaliações indicam que o estoque mundial de açúcar está caindo. Não é bom para o setor?

Eduardo Junqueira – Fala-se que no fim de 2016 o estoque mundial de açúcar deverá ter uma diminuição. Aí talvez os preços podem começar a melhorar. Mas os preços do petróleo também caíram, e o açúcar, enquanto commodity, também acompanha o preço do petróleo. São regras de mercado.

Portal JornalCana – Como deve terminar 2015 para o setor sucroenergético?

Eduardo Junqueira  – O ano deve terminar bastante difícil. Acredito em melhora, para o setor sucroenergético, mais para o açúcar, só a partir do segundo semestre de 2016.

Portal JornalCana – Com essa previsão, o sr. já planeja produzir mais açúcar na Usina Açucareira Guaíra (UAG) na safra 2016/17?

Eduardo Junqueira – É uma ideia. Mas o nosso mix não muda muito. Temos produções de etanol e de açúcar de pouca flexibilidade, o que também ocorre em grande parte de outras usinas. Trabalhamos com 64% de açúcar e o restante para etanol. O que precisamos é de preço. Está muito difícil.

Portal JornalCana – Como está indo a safra 15/16 para a UAG?

Eduardo Junqueira – Está indo bem. Deveremos terminar a safra no dia 20 de novembro, com uma moagem de 2,650 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Era a moagem prevista, após três anos de seca.

Portal JornalCana – E a produtividade?

Eduardo Junqueira – Deveremos fechar com 92 toneladas de cana por hectare (tch). Trabalhamos com cana que está com 15 anos de cortes. Temos alta produtividade, devido ao manejo. É um trabalho de muitos anos de cana crua. Mas a idade de nossos canaviais é de 4,2 anos.

Portal JornalCana – E como vai a produtividade em quilos de ATR?

Eduardo Junqueira – 150 quilos de ATR por tonelada nessa cana de 15 cortes. No acumulado, estamos com 130 quilos de ATR por tonelada.

Banner Revistas Mobile