Usinas

Usinas goianas adotam modelo híbrido de ensino para capacitação profissional

Iniciativa é voltada para o bem-estar social das comunidades vizinhas às operações sucroenergéticas

Usinas goianas adotam modelo híbrido de ensino para capacitação profissional

A CRV Industrial, Cooper-Rubi e Usina Uruaçu, têm desenvolvido desde 2021 o Programa Capacitar, uma iniciativa voltada para o bem-estar social das comunidades vizinhas às operações sucroenergéticas em Carmo do Rio Verde, Rubiataba e Uruaçu. Este programa oferece cursos profissionais gratuitos, visando aprimorar as habilidades da população local.

Para ampliar o alcance e proporcionar maior comodidade aos interessados, o Capacitar adotou um modelo de aulas híbridas. Isso significa que as aulas teóricas são ministradas on-line, com uma carga horária de 16 horas, enquanto as aulas práticas, com 24 horas de duração, são presenciais. Essa abordagem flexível totaliza 40 horas de treinamento, proporcionando uma experiência de aprendizado abrangente.

LEIA MAIS > Inpasa anuncia nova planta de etanol de milho em Balsas, no Maranhão

De acordo com Claudinei Henrique, instrutor do programa, “as aulas on-line permitem a interação direta entre alunos e professores, com resolução imediata de dúvidas. Além disso, a plataforma de ensino está em constante desenvolvimento para oferecer recursos de alta qualidade aos participantes”.

O Programa Capacitar surgiu diante do desejo de elevar o nível de qualificação dos profissionais da região, assim, as usinas optaram por capacitar os residentes das cidades vizinhas, valorizando e fortalecendo assim a expertise local.

Essa abordagem não apenas enriquece as habilidades da comunidade, mas também fomenta o desenvolvimento socioeconômico regional.

Marcilene Cristina, superintendente de Gestão Integrada, das usinas, destaca que “todos os cursos são ministrados por profissionais altamente qualificados, garantindo uma formação de excelência e abrindo portas para melhores oportunidades no mercado de trabalho para os participantes. Essa iniciativa não apenas eleva a qualidade de vida das comunidades envolvidas, mas também contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região”.

Banner Revistas Mobile