Mercado

Usina premiada por eficiência industrial aplica inteligência artificial e obtém mais estabilidade nos processos

Além de obter mais estabilidade no processo, Bevap alcançou economia de aproximadamente 18% do consumo da cal em 15 dias de produção do açúcar cristal

Gilmar Galo, recebendo o troféu do MasterCana Brasil 2022 em Eficiência Industrial - Gestão
Gilmar Galo, recebendo o troféu do MasterCana Brasil 2022 em Eficiência Industrial - Gestão

A usina mineira Bioenergética Vale do Paracatu S.A -Bevap, localizada na cidade de João Pinheiro, foi um dos destaques do Prêmio MasterCana Brasil 2022, realizado no último outubro, conquistando dois troféus.

LEIA MAIS > Inteligência artificial eleva excelência operacional de usina premiada

Um deles foi na categoria Eficiência Industrial, na vertente Gestão, onde a unidade produtora vem se destacando há algumas safras. A relevância nessa área não vem do acaso.

LEIA MAIS > BP Bunge usa inteligência artificial para maximizar produção e ser mais eficiente nos processos industriais

De acordo com o analista de processos da usina, Leonardo Lopes Andrade, a BEVAP já nasceu com a inovação em seu DNA. “A gente tem esse cunho da inovação. Nascemos assim, totalmente automatizados. Temos um centro de operação, temos o COI e o COA e temos, como diferencial, inteligência artificial integrada em nossos processos industriais”, comenta.

LEIA MAIS > Ingenio Magdalena integra inteligência artificial ao seu sistema de controle industrial

Inclusive, o uso de inteligência artificial na BEVAP tem garantido uma grande estabilidade no processo, o que resulta em uma produtividade mais eficiente e econômica.

LEIA MAIS > Viterra Bioenergia alcança índices históricos de recuperação da fábrica de açúcar e baixíssimo consumo de água

Eraldo Fernandes, supervisor de automação industrial, oferece mais detalhes sobre isso. “No controle de pH alcançamos redução no consumo da Cal, com maior estabilidade no processo, gerando uma economia de aproximadamente 18% do consumo da cal em 15 dias de produção do açúcar cristal”, comenta.

LEIA MAIS > El Angel procede com a integração da inteligência artificial em seus sistemas de controle industrial

Esses resultados vieram graças a aplicação da Otimização em Tempo Real nos processos industriais promovida pelo S-PAA, software de Otimização em Tempo Real (RTO), que como se pode ver pelos relatos coloca a planta industrial nas mãos do time de gestores promovendo assim uma Excelência Operacional 24/7.

LEIA MAIS > Usinas de cana-de-açúcar podem entrar no metaverso

Algo que o diretor industrial da BEVAP, Gilmar Galon, pode também atestar. Ele informa que fora o aumento na estabilidade do processo, ganhos significativos foram obtidos. “Na extração, o S-PAA permitiu um ganho de 0,12%. Na geração de energia ele proporcionou maior estabilidade na pressão do vapor”, descreve Galon.

Banner Revistas Mobile