fbpx
JornalCana

Inteligência artificial eleva excelência operacional de usina premiada

A Usina Lins tornou-se referência em qualidade e performance industrial e com a utilização da Otimização em Tempo Real alcançou um padrão de Excelência Operacional 24/7

Foto: Divulgação

Desde a safra de 2007/08 a Usina Lins, localizada no interior paulista, está em constante evolução de seus processos industriais saindo de um volume de 1,3 milhões de toneladas e chegando na safra atual a 5,5 milhões de toneladas.

LEIA MAIS > BP Bunge usa inteligência artificial para maximizar produção e ser mais eficiente nos processos industriais

Quase no meio dessa jornada, em 2019, a usina passou por uma ampliação industrial elevando sua capacidade de moagem de 3,0 para 4,2 milhões toneladas de cana-de-açúcar.

LEIA MAIS > Ingenio Magdalena integra inteligência artificial ao seu sistema de controle industrial

Naquele momento, diante também de resultados anteriores insatisfatórios, houve a necessidade da implantação de uma estratégia que aumentasse a confiabilidade mecânica da planta para que fosse atingida a performance desejada do projeto de expansão. Nascia, então, o Programa Excelência Operacional.

LEIA MAIS > Viterra Bioenergia alcança índices históricos de recuperação da fábrica de açúcar e baixíssimo consumo de água

O programa de qualidade e performance industrial tornou-se referência para o setor a ponto de ser premiado na edição do MasterCana Brasil 2022 na categoria Programas de Qualidade e Performance Industrial. “Isso foi fruto das ações do nosso Programa Excelência Operacional que já apresenta vários ganhos tangíveis e entre eles a disponibilidade industrial acima de 99%”, comenta Júlio Pavanelli, coordenador de extração.

Inteligência artificial é fundamental para performance e estabilidade industrial

Júlio Pavanelli: a busca por excelência não é um diferencial, mas uma obrigatoriedade

Para Pavanelli a busca por excelência não é um diferencial, mas uma obrigatoriedade da qual depende a sobrevivência de uma usina. E para garantir e elevar a excelência operacional da Usina Lins, surgiu um aliado essencial: a inteligência artificial.

LEIA MAIS > El Angel procede com a integração da inteligência artificial em seus sistemas de controle industrial

A Usina Lins opera com Laços Fechados do S-PAA, único software de Otimização em Tempo Real (RTO) para usinas de açúcar e etanol em todo o mundo, e isso vem acrescentando mais eficiência aos processos, mas principalmente, colocando a planta industrial nas mãos do time de gestores promovendo assim uma Excelência Operacional 24/7.

LEIA MAIS > Usinas de cana-de-açúcar podem entrar no metaverso

A ferramenta de Otimização em Tempo Real (RTO, desenvolvida pela Soteica do Brasil atua nas áreas de Extração, Vapor, Tratamento de Caldo – o do Caldo Primário está em implementação – e pH do Caldo Dosado, com resultados consistentes tanto na produção, quanto na produtividade da equipe. Inclusive, recentemente Pavanelli contou detalhes sobre como a inteligência artificial proporcionada pelo S-PAA está fazendo diferença nos processos industriais da usina durante palestra no 6º SINATUB Custos, Perdas e Gestão Industrial Inteligente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram