Mercado

Usina Ester aprova plano de recuperação judicial

Bom relacionamento com mercado permitiu celeridade no processo protocolado em maio deste ano

Usina Ester aprova plano de recuperação judicial

A Usina Ester Agroindustrial obteve aprovação do seu Plano de Recuperação Judicial (RJ), nesta quinta-feira (23), em 1ª assembleia, cujo pedido havia sido protocolado em 11 de maio deste ano.

A medida foi necessária para a reorganização financeira da companhia, que teve suas condições de liquidez de curto prazo afetadas por dois fatores: a seca, que provocou perda relevante de produção em toda a região, e a acentuada elevação dos juros no país, que encareceu o custo de financiamento às empresas.

Para assessorá-la no processo, a usina contratou a Laplace Finanças e o escritório da TWK Advogados e também contratou um profissional com experiência em Recuperação Judicial (RJ), para a diretoria Administrativa Financeira.

LEIA MAIS > Tecnologia brasileira de otimização em tempo real avança nas usinas

Geralmente marcado por entraves burocráticos e extensivas negociações, profissionais ligados ao processo, atribuem a rapidez na aprovação do plano de recuperação, graças ao bom relacionamento da usina com o mercado e também a apresentação de um plano sólido, que permitirá o crescimento da empresa, no desenvolvimento, principalmente do ativo biológico.

Segundo fontes ouvidas pelo JornalCana, a Recuperação Judicial engloba uma dívida de aproximadamente R$ 500 milhões. Mas a usina tem ainda cerca de R$ 300 milhões de dívidas extraconcursais, que ficaram fora da RJ. Segundo essas mesmas fontes, o plano engloba uma renegociação com praticamente todos os credores.

Com sede em Cosmópolis – SP, a companhia produz etanol, açúcar e energia, empregando cerca de mil pessoas. A usina encerrou a safra 2022/23 com uma moagem de 1.713.000 toneladas de cana; a produção de 2.455.000 sacos de açúcar (122.767 toneladas); 76.500.000 litros de etanol e geração de 76.000 MWh de energia. Para a safra atual, que ainda está em andamento, a expectativa é moer 1.900.000 toneladas e a partir do próximo ano, passar de dois milhões de toneladas.

Banner Revistas Mobile