JornalCana

Usina Ester Agroindustrial pede recuperação judicial

Companhia, com sede em Cosmópolis – SP, encerrou a safra 2022/23 com uma moagem de 1.713.000 toneladas

Em comunicado enviado no início da noite desta quinta-feira (11), a Usina Ester Agroindustrial informou que protocolou pedido de recuperação judicial nesta data.

A medida foi necessária para a reorganização financeira da companhia, que teve suas condições de liquidez de curto prazo afetadas por dois fatores: a seca recente, que provocou perda relevante de produção em toda a região, e a acentuada elevação dos juros no país, que encareceu o custo de financiamento às empresas.

LEIA MAIS > Ester Agroindustrial, lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade

“Estamos comprometidos em encontrar uma solução equilibrada para toda a comunidade e tão rápida quanto o processo jurídico permitir. É nosso compromisso retomar o caminho que temos trilhado em 125 anos de história: a geração de empregos, de oportunidades para fornecedores e parceiros e a criação de riqueza para toda a região”, afirma a usina no comunicado.

Com sede em Cosmópolis – SP, a companhia produz etanol, açúcar e energia, empregando cerca de mil pessoas. Em outubro passado, lançou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, ferramenta que empresas com foco nas práticas sustentáveis, utilizam para apresentar seu desempenho por meio de um conjunto de indicadores, sociais, econômicos e ambientais, além de apresentar sua governança e a maneira como a sustentabilidade orienta o seu modelo de gestão.

LEIA MAIS > Ester Agroindustrial alcança moagem de 1,7 milhões de toneladas na safra 2022/23

A usina encerrou a safra 2022/23 com uma moagem de 1.713.000 toneladas de cana; a produção de 2.455.000 sacos de açúcar (122.767 toneladas); 76.500.000 litros de etanol e geração de 76.000 MWh de energia. “Os números expressam os resultados de uma colheita linear, sem altos e baixos”, disse Thiago Sousa Barros dos Santos, diretor superintendente da companhia na ocasião de divulgação dos resultados.

No ano passado, a Ester Agroindustrial foi um dos destaques da edição do Prêmio Mastercana Brasil, assegurando os troféus nas categorias Automotiva e Logística Agrícola (Tecnologia e Inovação); Saúde e Segurança no Trabalho (Gestão), e Comercial e Logística (Performance).

LEIA MAIS > Cana regenerativa veio para ficar

“Nosso objetivo ao pedir a recuperação judicial é proteger nossas pessoas. A RJ permitirá manter a operação inalterada enquanto reorganizamos as finanças da empresa, que foram afetadas pela seca e pela alta dos juros. Com o caixa protegido e as operações funcionando, estou confiante de que a Usina Ester preservará colaboradores e fornecedores e conseguirá superar essa etapa tão rapidamente quanto o processo judicial permitir”, afirmou ao JornalCana, o diretor superintendente da companhia.

Confira o comunicado na íntegra:

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram