Usinas

Uisa ministra treinamento sobre segurança e manipulação de alimentos para merenda escolar

Capacitação foi realizada em parceria com Secretaria de Educação de Nova Olímpia -MT

Uisa ministra treinamento sobre segurança e manipulação de alimentos para merenda escolar

A Uisa participou, recentemente, do Encontro de Formação Continuada dos profissionais da rede de ensino de Nova Olímpia – MT.

O evento, que contou com a presença de 33 profissionais, aconteceu na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus e foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Essa integração com a comunidade, faz parte do programa de Cultura de Segurança de Alimentos da Uisa.

LEIA MAIS > BP Bunge desenvolve novos treinamentos voltados à operação e segurança

Na oportunidade, funcionários da companhia ministraram treinamentos sobre Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos e Prevenção de Perigos e Riscos em Cozinhas durante a programação destinada as merendeiras, auxiliares de cozinha e equipe de apoio que atendem mais de dois mil alunos em seis unidades escolares do município.

“Nós temos aqui profissionais efetivos que já atuam na rede municipal de educação e recebem capacitações internas e outros que estão ingressando agora. Essa parceria com a Uisa prepara e reforça o conhecimento sobre boas práticas na manipulação de alimentos e segurança no trabalho”, destacou a nutricionista Taysa Campos Fontoura, responsável técnica pela alimentação escolar no município de Nova Olímpia.

A capacitação em Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos foi realizada pelo engenheiro de alimentos Douglas Arvani Macedo e pela nutricionista Geisa Carolina Chaves Martins.

“Nossa proposta é fazer com que os alimentos cheguem aos alunos de forma saudável e segura, sem riscos de provocar doenças causadas por contaminações.

LEIA MAIS > Usina Lins cria podcast para renovar as energias para a safra 2023/24

Nossas atividades na Uisa envolvem esses cuidados tanto no refeitório que disponibiliza alimentação para os funcionários, quanto na fabricação do açúcar Itamarati que segue padrões rígidos garantindo a produção e distribuição de um alimento seguro aos seus consumidores”, disse Macedo.

A merendeira Olinda Pereira da Silva, atua há 24 anos na rede municipal de ensino e pontou algumas medidas que considera importantes para garantir uma alimentação segura aos alunos. “A gente tem o cuidado com a limpeza do local, de boas práticas de higienização dos alimentos antes de servir para as crianças, usar luva, avental, uniforme e outros cuidados”, disse.

Durante a programação, também foi realizada a capacitação sobre Prevenção de Perigos e Riscos em Cozinhas, conduzida pelo técnico de segurança do trabalho da Uisa, Claudio Ramos Soares Junior.

No final das atividades, os participantes puderam levar para casa mudas de árvores frutíferas e nativas produzidas no viveiro florestal da Uisa, além de unidades de álcool gel 70%.