Sinatub

Tratamento de caldos foi tema do 10º SINATUB

Especialista tratou dos cuidados deste processo nas fábricas em cenário de mix açucareiro

Tratamento de caldos foi tema do 10º SINATUB

As principais ações em relação ao tratamento de caldo, foram o fio condutor da palestra ministrada por José Ieda Neto, gestor e consultor em Açúcar e Etanol (cana & milho), na 10ª edição do SINATUB, realizada nesta quinta-feira (19), no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho – SP. Nesta edição, o evento abordou o tema “Balanços de Massa e Energia, Tratamento de Caldo e Fabricação de Açúcar”.

Em sua apresentação Ieda destacou os desafios na fábrica de açúcar em cenários de mix açucareiro. Inicialmente Ieda Neto elencou algumas das práticas que devem ser levadas em consideração para o tratamento do caldo como: boa qualidade da cana, sulfitação adequada quando a produção é de açúcar branco, mínimo necessário, dosagem correta de Cal (boa decantação e mínimo de Ca++ no Caldo Clarificado), quantidade adequada de P2O5  (normalmente +/- 250 a 300ppm), bom controle de processo: fluxo de caldo, temperatura, pH e dosagem de floculante, bom projeto do Balão de Flash (eliminação de gás dissolvido) e decantadores bem dimensionados, e ainda bom projeto dos tanques de reação, mínimo 5 minutos; máximo 10 minutos de retenção.

LEIA MAIS > Com ferramentas de monitoramento, Pitangueiras bate recordes na produção de açúcar

“Coisa que não é respeitada devido ao crescimento das unidades sem o correto dimensionamento”, explicou.

Ieda destacou entre outras coisas a importância do controle do PH no processo de caleação, “Após a sulfitação é realizada a correção do PH para valores entre 7,0 e 7,4 com hidróxido de cálcio ou Sacarato de Cálcio. A formação de sais insolúveis, e os flocos irão sedimentar arrastando as partículas em suspensão, compostos coagulados, gorduras, ceras, graxa, gomas e etc. Neste processo de adição do leite de cal ou sacarato é importantíssimo o rígido controle do pH, evitando-se grandes variações, com risco de uma má decantação e risco na cor do açúcar”, explicou.

O consultor discorreu ainda sobre floculação, coagulação, polímero, aquecimento, decantação, peneiração, e muitos outros aspectos relativos ao processo de tratamento de caldo. Segundo Ieda é importante que haja uma maior integração entre todas as áreas da usina, alertando que é preciso ter mais sinergia entre a área agrícola e industrial da usina para que o processo tenha melhores resultados.

Banner Revistas Mobile