Sinatub

Com ferramentas de monitoramento, Pitangueiras bate recordes na produção de açúcar

Em apresentação no 10º SINATUB, diretor industrial da usina destaca a importância do software de otimização em tempo real

Com ferramentas de monitoramento, Pitangueiras bate recordes na produção de açúcar

O diretor agroindustrial da Usina Pitangueiras, Claudemir Leonardo, apresentou durante a 10ª edição do SINATUB, nesta quinta-feira (19), no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho – SP, a estratégia da empresa que tem proporcionado recordes de moagem e produção de açúcar, através da otimização do consumo de vapor.

Na palestra, dentro da temática “Balanços de Massa e Energia, Tratamento de Caldo e Fabricação de Açúcar” que nortearam essa edição do SINATUB, Leonardo destacou a importância do software de otimização em tempo real, ressaltando a gestão participativa, monitorada pelo Sistema S-PAA.

“O controle de laço fechado da evaporação S-PAA busca otimizar o consumo de vapor da planta e manter a estabilidade das pressões de vapor das linhas. Hoje, seguramente, o investimento mais baixo para você conseguir rendimento industrial, redução de vapor e aumentar seu mix é o software”, explicou Leonardo.

LEIA MAIS > 10º SINATUB começa discutindo a Redução da Degradação Térmica de Açúcares na Evaporação

Ele apresentou alguns dos resultados de melhorias energéticas como regeneração vapor flash decantadores, com redução de 12,0 kg vapor/ tc; automação parcial da evaporação com redução de 17,2 kg vapor/ tc; estabilização de vazão para evaporação; controle de vácuo dos últimos efeitos; retirada dos purgadores de vapores vegetais. O conjunto dessas ações somadas resultou numa redução do consumo de vapor para 385 kg vapor / tc, com 68% de mix de açúcar na safra.

Durante a apresentação, Leonardo detalhou algumas ferramentas de gestão que foram implementadas como: mapeamento das paradas da moenda; planos de ação e análise de causa raiz para as principais paradas; planos de ação e análise de causa raiz para equipamentos com fator de segurança baixo; visitas de benchmarking; manutenção enxuta – redução de manutenção em 60 % de equipamentos girantes (Ex. motores, redutores e bombas); matriz de responsabilidade; workshop com fornecedores e diligenciamento técnico.

Banner Revistas Mobile