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Terminal Intermodal de Ribeirão vai receber mais investimentos

Inaugurado este ano, o Terminal Intermodal de Cargas de Ribeirão Preto se tornou a principal via de escoamento de mercadorias produzidas na região e vai receber mais investimentos em 2004. O local começou a operar há seis meses, após a Vale do Rio Doce assinar a concessão apra explorar as ferrovias da região.

O transporte ferroviário intermodal é considerado vantajoso para os empresários, pois reduz o custo de frete e as possíveis danos às mercadorias, segundo o gerente da Vale do Rio Doce, Marcello Spinelli. “O custo de logística é muito menor do que o transporte rodoviário”, disse.

Ribeirão Preto está localizada no centro de uma malha ferroviária de 8 mil quilômetros, que possibilita o deslocamento de cargas para a região Centro-Oeste ou para o Porto de Santos. Por outra rota, também é possível chegar a Belo Horizonte (MG) e, de lá, para Vitória (ES) e Salvador (BA).

Este ano, saíram da região 200 mil toneladas de açúcar e a previsão é que, em 2004, este número chege a 800 mil toneladas. Em 2002, foram exportados 15 milhões de pares de calçados produzidos em Franca, rendendo US$ 116 milhões às empresas.

Neste ano, a Vale do Rio Doce investiu US$ 400 milhões na compra de vagões e locomotivas e a construção de terminais de armazenamento. A previsão é que, já no segundo semestre, esteja funcionando um terminal exclusivo para o transporte de álcool para o Porto de Santos.

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