Mercado

Terminal da VLI em Sergipe aumenta em 60% o volume de movimentações com novos contratos voltados ao agronegócio

Com investimentos de R$ 40 milhões recebidos, trata-se do único terminal portuário do estado e se consolida como alternativa ao agronegócio da região do Arco Norte

Terminal da VLI em Sergipe aumenta em 60% o volume de movimentações com novos contratos voltados ao agronegócio

Localizado em Barra dos Coqueiros, em Sergipe, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), da VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, aumentou em 60% o volume de cargas movimentadas a partir de novos contratos comerciais firmados em 2023, principalmente para segmento de fertilizantes.

Com isso, o único terminal portuário do estado se consolida como alternativa ao agronegócio da região do Arco Norte. A flexibilidade do TMIB também proporciona movimentações de grãos, insumos da construção civil e mineração, além de operações offshore.

O terminal recebeu R$ 40 milhões em investimentos nos últimos anos e tem píeres de atracação para granéis com 356 metros de comprimento e para operações offshore com 59 metros. O TMIB possui ainda 214 hectares de área disponível e infraestrutura de sete armazéns com capacidade de 55 mil toneladas, três pátios para 150 mil toneladas e três silos que atendem 60 mil toneladas.

LEIA MAIS > Hidrogênio verde deve ajudar a remodelar mapa global de energia nesta década e criar mercado de US$ 1,4 trilhão até 2050

Também foram adquiridos três novos grabs para proporcionar mais eficiência no carregamento e descarregamento de granéis sólidos dos navios, que proporcionaram aumento de 20% na produtividade de movimentação de cargas. A infraestrutura do TMIB gera 200 empregos e contribui para a VLI injetar aproximadamente R$ 30 milhões por ano na economia sergipana.

Somente no primeiro semestre de 2023 a VLI formalizou diversas parcerias com grandes players do setor agro, como Fertinor, empresa do Grupo Fertipar, um dos principais fornecedores para a produção rural em todas as regiões do Brasil; Agropecuária Maratá, para atendimento à nova fábrica da empresa inaugurada este ano; e Cibra Fertilizantes, com a qual a companhia realiza estudos conjuntos para desenvolver solução logística via TMIB, garantindo condições comerciais e operacionais mais competitivas.

“O TMIB se tornou opção estratégica para atender a demanda de fertilizantes, inserindo Sergipe e a região Nordeste em importantes rotas logísticas de escoamento. O mercado busca competitividade, performance operacional, taxas de descarga e menor tempo de espera na fila para atracação, que proporciona redução de custos com demurrage (indenização cobrada pelo atraso nas operações). Com isso, o terminal apresenta melhores condições que os demais portos concorrentes situados em outros estados”, explica o gerente Comercial da VLI para o TMIB, Márcio Marques.

LEIA MAIS > CEISE Br já se prepara para os 30 anos da Fenasucro & Agrocana

Entre as características do terminal, está ainda a proximidade com os principais corredores logísticos da região e polos produtores.

A companhia também estimulou um fluxo de veículos no corredor que dá acesso ao TMIB, em função do aumento das exportações de farelo de soja e grãos, possibilitando que os caminhões transportem produtos do interior para exportação no porto e retornem carregados com volume da importação dos fertilizantes, maior parte proveniente da Europa. Após o produto ser processado nas fábricas, é destinado para o interior de Sergipe, além da região Oeste da Bahia, considerado forte polo de agronegócio.

Banner Revistas Mobile