Gestão Administrativa

Soja, milho e cana impulsionam recorde agropecuário

img10445

O bom desempenho da safra de grãos (soja e milho) e fibras (cana), com produção recorde de 186,7 milhões de toneladas, garantiu o crescimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária em 2013. De acordo com uma análise divulgada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os produtos que mais contribuíram para a expansão da agropecuária no ano passado foram a soja (81,4 milhões de toneladas), o milho primeira e segunda safra (80,2 milhões de toneladas) e a cana-de-açúcar, com produção de 588,9 milhões de toneladas.

Mas para 2014, apesar da expectativa de manter o mesmo ritmo observado em 2013, a entidade alerta para as irregularidades climáticas observadas desde o início do ano que terão efeito negativo sobre a produtividade das lavouras.

De acordo com a CNA, a escassez de chuvas tende a afetar as lavouras no Paraná, Rio Grande do sul, Goiás e oeste da Bahia. No Mato Grosso, terá efeito inverso com o excesso de chuvas que segundo a entidade, poderá prejudicar a produtividade e reduzir também a qualidade em áreas onde a colheita ainda não foi realizada.

Banner Revistas Mobile