Usinas

Seminário CanaMS apresenta tecnologias de preparo do solo e plantio de cana

Participantes conheceram técnicas de manejo e soluções sustentáveis que contribuem para o aumento da produtividade de forma sustentável

(Foto: Divulgação Embrapa)
(Foto: Divulgação Embrapa)

Um conjunto de práticas e operações que antecedem a semeadura da soja e plantas de cobertura, na renovação dos canaviais, e tem por principal objetivo melhorar os atributos físicos, químicos e biológicos do solo, deixando-o em condições de plantio e favorecendo o crescimento inicial e produtividade das culturas foi apresentado na última quinta-feira (26), durante a realização do 4º Seminário Cana – MS do ciclo 2023 (oitavo ano consecutivo de ciclos de seminários agrícolas).

Com o tema “Preparo do solo e plantio”, o evento aconteceu na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados – MS. O Estado é o quarto maior produtor de cana-de-açúcar, etanol e bioeletricidade e o quinto maior produtor de açúcar.

LEIA MAIS > Mercado de CBIOs:  meta de descarbonização não foi devidamente aposentada dentro do prazo estabelecido

O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, destacou a relevância do Seminário CanaMS, que tem proporcionado atualização e troca de experiências relevantes de informações para o setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul. Em sua fala, ele agradeceu aos parceiros, aos patrocinadores e aos participantes do evento e aproveitou a oportunidade para reforçar o convite para as atividades do nono ciclo de Seminários CanaMS que serão realizados em 2024.

Ao apresentar as perspectivas do setor sucroenergético em MS, Érico Paredes, da Biosul, afirmou que o Estado é o único que tem três plantas de usinas novas (greenfield) em construção, duas de milho e uma de cana-de-açúcar na Costa Leste. “Atualmente, estamos vivendo a retomada de investimentos em ampliação e reforma de canavial, que reflete na produtividade da cana-de-açúcar e na produção de etanol e energia elétrica”, disse.

Érico informou ainda que existem 18 unidades em operação, todas são produtoras de etanol hidratado e cogeram eletricidade, sendo que 12 unidades exportam o excedente; 12 produzem anidro; 1 etanol de milho e 10 são produtoras de açúcar. “Esses dados refletem na economia estadual; hoje, 42 municípios sul-mato-grossenses contam com a presença do setor sucroenergético”, acrescentou.

LEIA MAIS > Comercialização de etanol soma 16,59 bilhões de litros

Crédito de carbono – A redução nas emissões de gases de efeito estufa é um dos desafios globais que causam impactos profundos no clima e na biodiversidade. Nesse contexto, o 4º Seminário CanaMS 2023 teve a participação da pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna – SP), Nilza Patrícia Ramos, que falou sobre as contribuições das práticas de preparo/plantio nas emissões da cana e nos CBIOs.

“As mudanças climáticas são uma realidade que excedem as mudanças cíclicas. Os setores da economia brasileira de agricultura (33%) e energia (28%) são os que mais impactam as emissões de gases de efeito estufa. Porém, a agricultura, ao mesmo tempo que emite, é o único setor com potencial de recaptura de carbono”, explicou Nilza.

Ramos acrescentou que, para identificar estratégias que possam contribuir com a redução dessas emissões, é preciso conhecer os gases e seus percentuais de impacto na camada de ozônio. Segundo dados do Inventário Nacional de Emissão de Gases do Brasil, de 2016 (https://bit.ly/470UPFU), os principais gases são: CO2 – gás carbônico (59,5%), conversão de florestas e combustíveis fósseis, CH4 – gás metano (27,7%), fermentação entérica, cultivo de arroz e manejo de dejeto, N2O – óxido nitroso (12,4%), fertilização e decomposição de resíduos, além de HFCs – hidrofluorcarbonos (0,4%).

LEIA MAIS > Produção de etanol hidratado cresce 54,12% em comparação à registrada na safra passada

A pesquisadora apresentou algumas estratégias que podem ser usadas para reduzir essas emissões e que passam pela adoção de práticas de agricultura conservacionista, redução no uso de combustíveis fósseis, entre outras. Ela salientou que “todas as práticas que levam ao aumento da produtividade de forma sustentável impactam positivamente o resultado das emissões de carbono”.

Na sequência, ela apresentou detalhes da fórmula utilizada no RenovaCalc e destacou que “a produtividade faz parte do denominador da fórmula matemática; assim, quanto maior for essa produtividade, menor será a pegada de carbono”. Nilza disse ainda que “o preparo do solo interfere diretamente no resultado, pois quanto maior as ações de preparo do solo, que envolvam maquinários movidos a combustível fóssil, maior será o impacto na pegada de carbono emitida”, esclareceu.

Ela enfatizou a relevância de eventos como esse e destacou que “precisamos de muito critério para fazer as escolhas adequadas para o preparo do solo. Essas decisões podem contribuir com a otimização dos recursos disponíveis, direcionar o uso das práticas em função das condições agrícolas, menor impacto econômico ambiental e, consequentemente, mais sustentabilidade”.

LEIA MAIS > Gerente industrial do Ingenio La Cabana revela estratégias de eficiência energética no 21º SINATUB INTERNACIONAL

Paulo Sérgio Teston, da Teston, falou sobre as etapas do plantio à colheita. Em seguida, Bruno Luiz Périco, da Raízen, abordou o tema proposta de valor para produtores rurais, empresas e cooperativas parceiras.

As atividades do CanaMS foram concluídas com a apresentação do case de sucesso da Fazenda GuassuAgro, representado pelo seu proprietário Rodrigo Jacinto Guimarães. Ele falou sobre a construção de solos com Integração-Lavoura-Pecuária-Cana-de-açúcar (ILPC).

No Canal do Youtube da Embrapa é possível assistir ao evento na íntegra. Clique no link e saiba mais: https://bit.ly/3PNS19x.

Banner Revistas Mobile