O Raízen Day realizado no dia 24 de maio, na capital paulista, reiterou o compromisso da Raízen em redefinir o futuro da energia com soluções que já são uma realidade hoje, baseadas em pilares como disciplina na gestão, expansão, tecnologia e inovação.
Durante o evento, foram oficializados marcos importantes, como o recorde de produção de E2G na safra 2022/23, o lançamento da marca Raízen Power – para atuar no setor de energia elétrica -, e a chegada do Shell Café ao mercado brasileiro. Os anúncios do Raízen Day também incluíram as mudanças na vice-presidência de Marketing e Serviços da Raízen, que passará a se chamar “Mobilidade”, integrando Brasil, Argentina e Paraguai.
O CEO da Raízen, Ricardo Mussa, sublinhou que a aposta da companhia em etanol de segunda geração (E2G) permite projetar a adição de 1,6 bi litros de produção agrícola já existente. “No E2G, o risco caiu muito. A segunda planta, no Parque de Bioenergia Bonfim, em Guariba – SP, será inaugurada em agosto ou setembro. A rede de fornecedores está ajustada. O risco é baixo e vai ter grande retorno para a companhia. Esse é um projeto que, a cada dia que passa, está cada dia melhor”, assinalou. O executivo elencou ainda que as prioridades da companhia estão a produtividade agrícola, etanol de segunda geração e formação de caixa.
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Raízen Power
Com a diversificação do seu portfólio de negócios e crescimento no mercado de renováveis, a Raízen lançou uma nova marca 100% dedicada à energia elétrica intitulada Raízen Power, parte de uma estratégia da companhia que reforça seu protagonismo na transição energética. Reconhecida como uma one stop shop em soluções de energia renovável, a companhia oferece soluções de fornecimento de energia limpa com para todos os tamanhos de clientes e tipos de necessidades. Atualmente com mais de 24 mil clientes de energia conectados e operando 53 plantas de energia renovável, a Raízen Power nasce como uma das 5 maiores comercializadoras do Brasil.
Mobilidade
Em um novo momento da companhia que une estrutura organizacional do Brasil, Argentina e Paraguai para os mais de 8.000 postos da marca Shell nos países, a área de Mobilidade apresentou a sua estratégia estrutura em pilares de atuação que ressaltam o trabalho na centenária marca Shell e seus produtos e serviços, como Shell V-Power, Lubrificantes, Shell Box, Proximidade, Shell Recharge e Infraestrutura de abastecimento. Na frente de Proximidade, a companhia chegou à marca de mais de 325 mercados OXXO, que seguem com suas aberturas de forma acelerada no país e 1.500 lojas Shell Select. As lojas chegam ainda com uma novidade, o Shell Café, que traz uma nova proposta de valor para o consumidor, com cafés selecionados e novos equipamentos de ponta para atender de maneira prática com soluções complementares à jornada do cliente.
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Principal serviço digital da companhia na frente de varejo, o Shell Box registrou no último ano mais de 150 mil transações/dia com resultado anual de mais de R$ 7 bilhões, além de 15 milhões de clientes. O Shell Box Empresas, plataforma voltada para gestão de frotas e de pagamentos de abastecimentos 100% digital e integrada à bomba de combustível, dobrou no último ano, com recorde de volume na plataforma.
E2G
Na última safra, a produção recorde do etanol de segunda geração (E2G) bateu recorde, atingindo 30 milhões de litros. Foi destaque entre as apresentações dos executivos o alto potencial de crescimento e rentabilidade da solução, com destaque a seus atributos sustentáveis e possível licenciamento da tecnologia. Atualmente, a Raízen possui cinco plantas de E2G em construção, com nove plantas anunciadas (sendo a primeira em plena operação em Piracicaba-SP e uma trilha de 20 plantas focadas no produto até 2030. A estimativa é que cada planta tenha uma capacidade de produção de 82 milhões de litros e CAPEX de R$ 1,2 bilhão por unidade.
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Açúcar
Em linha com a sua estratégia já comentada de anos anteriores, a companhia anunciou o atingimento da marca de 100% de seu açúcar produzido comercializados diretamente com os clientes finais.
Os executivos ainda ressaltaram a criação da primeira cadeia de açúcar não geneticamente modificado do mundo, viabilizadas por um sistema logístico único, próprio e segregado dos demais, rentabilizando ainda mais o produto para mercados que já buscam certificações e rastreabilidade que podem ser obtidas neste modelo.
Estratégia e Sustentabilidade
Com as projeções da demanda mundial de biocombustíveis na ordem de crescimento de 3,3 vezes até 2050, a Raízen reforçou a aposta na cana-de-açúcar como a melhor solução para a transição energética. A empresa também está de olho nos “combustíveis do futuro” participando ativamente no desenvolvimento de soluções para os setores de difícil descarbonização, os “hard-to-abate sectors”, que buscam soluções em SAF para aviação e o Biobunker para embarcações marítimas de longo percurso, como projetos de hidrogênio verde obtido a partir de etanol de cana e outras soluções.
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Saúde financeira e disciplina de capital
A companhia concluiu o ano safra de 2022/23 com uma sólida evolução em todos os negócios em que atua, mantendo o foco na excelência operacional, apoiado por um balanço patrimonial robusto que sustenta o ciclo de expansão, principalmente dos negócios em renováveis. O último ano-safra, marcado por uma alocação recorde de recursos, obteve recorde em faturamento global e em EBITDA Ajustado, em linha com as metas de crescimento sustentável, que inclui alcançar 80% do EBITDA Ajustado proveniente de negócios renováveis até 2030, muito por conta da estratégia focada na execução e clareza nas prioridades de investimentos.
A empresa reiterou seu compromisso com a manutenção do Investment Grade, com a disciplina na alocação do CAPEX para expansão dos parques de bioenergia, e com as opcionalidades de caixa para preservar a solidez financeira.