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Raízen destaca soluções que reforçam modelo irreplicável de negócio, com operações integradas do campo ao posto

Companhia reuniu investidores para apresentar as avenidas de prioridades da companhia

Raízen destaca soluções que reforçam modelo irreplicável de negócio, com operações integradas do campo ao posto

O Raízen Day realizado no dia 24 de maio, na capital paulista, reiterou o compromisso da Raízen em redefinir o futuro da energia com soluções que já são uma realidade hoje, baseadas em pilares como disciplina na gestão, expansão, tecnologia e inovação.

Durante o evento, foram oficializados marcos importantes, como o recorde de produção de E2G na safra 2022/23, o lançamento da marca Raízen Power – para atuar no setor de energia elétrica -, e a chegada do Shell Café ao mercado brasileiro. Os anúncios do Raízen Day também incluíram as mudanças na vice-presidência de Marketing e Serviços da Raízen, que passará a se chamar “Mobilidade”, integrando Brasil, Argentina e Paraguai.

O CEO da Raízen, Ricardo Mussa, sublinhou que a aposta da companhia em etanol de segunda geração (E2G) permite projetar a adição de 1,6 bi litros de produção agrícola já existente. “No E2G, o risco caiu muito. A segunda planta, no Parque de Bioenergia Bonfim, em Guariba – SP, será inaugurada em agosto ou setembro. A rede de fornecedores está ajustada. O risco é baixo e vai ter grande retorno para a companhia. Esse é um projeto que, a cada dia que passa, está cada dia melhor”, assinalou. O executivo elencou ainda que as prioridades da companhia estão a produtividade agrícola, etanol de segunda geração e formação de caixa.

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Raízen Power

Com a diversificação do seu portfólio de negócios e crescimento no mercado de renováveis, a Raízen lançou uma nova marca 100% dedicada à energia elétrica intitulada Raízen Power, parte de uma estratégia da companhia que reforça seu protagonismo na transição energética. Reconhecida como uma one stop shop em soluções de energia renovável, a companhia oferece soluções de fornecimento de energia limpa com para todos os tamanhos de clientes e tipos de necessidades. Atualmente com mais de 24 mil clientes de energia conectados e operando 53 plantas de energia renovável, a Raízen Power nasce como uma das 5 maiores comercializadoras do Brasil.

Mobilidade

Em um novo momento da companhia que une estrutura organizacional do Brasil, Argentina e Paraguai para os mais de 8.000 postos da marca Shell nos países, a área de Mobilidade apresentou a sua estratégia estrutura em pilares de atuação que ressaltam o trabalho na centenária marca Shell e seus produtos e serviços, como Shell V-Power, Lubrificantes, Shell Box, Proximidade, Shell Recharge e Infraestrutura de abastecimento. Na frente de Proximidade, a companhia chegou à marca de mais de 325 mercados OXXO, que seguem com suas aberturas de forma acelerada no país e 1.500 lojas Shell Select. As lojas chegam ainda com uma novidade, o Shell Café, que traz uma nova proposta de valor para o consumidor, com cafés selecionados e novos equipamentos de ponta para atender de maneira prática com soluções complementares à jornada do cliente.

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Principal serviço digital da companhia na frente de varejo, o Shell Box registrou no último ano mais de 150 mil transações/dia com resultado anual de mais de R$ 7 bilhões, além de 15 milhões de clientes. O Shell Box Empresas, plataforma voltada para gestão de frotas e de pagamentos de abastecimentos 100% digital e integrada à bomba de combustível, dobrou no último ano, com recorde de volume na plataforma.

E2G

Na última safra, a produção recorde do etanol de segunda geração (E2G) bateu recorde, atingindo 30 milhões de litros. Foi destaque entre as apresentações dos executivos o alto potencial de crescimento e rentabilidade da solução, com destaque a seus atributos sustentáveis e possível licenciamento da tecnologia. Atualmente, a Raízen possui cinco plantas de E2G em construção, com nove plantas anunciadas (sendo a primeira em plena operação em Piracicaba-SP e uma trilha de 20 plantas focadas no produto até 2030. A estimativa é que cada planta tenha uma capacidade de produção de 82 milhões de litros e CAPEX de R$ 1,2 bilhão por unidade.

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Açúcar

Em linha com a sua estratégia já comentada de anos anteriores, a companhia anunciou o atingimento da marca de 100% de seu açúcar produzido comercializados diretamente com os clientes finais.

Os executivos ainda ressaltaram a criação da primeira cadeia de açúcar não geneticamente modificado do mundo, viabilizadas por um sistema logístico único, próprio e segregado dos demais, rentabilizando ainda mais o produto para mercados que já buscam certificações e rastreabilidade que podem ser obtidas neste modelo.

Estratégia e Sustentabilidade

Com as projeções da demanda mundial de biocombustíveis na ordem de crescimento de 3,3 vezes até 2050, a Raízen reforçou a aposta na cana-de-açúcar como a melhor solução para a transição energética. A empresa também está de olho nos “combustíveis do futuro” participando ativamente no desenvolvimento de soluções para os setores de difícil descarbonização, os “hard-to-abate sectors”, que buscam soluções em SAF para aviação e o Biobunker para embarcações marítimas de longo percurso, como projetos de hidrogênio verde obtido a partir de etanol de cana e outras soluções.

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Saúde financeira e disciplina de capital

A companhia concluiu o ano safra de 2022/23 com uma sólida evolução em todos os negócios em que atua, mantendo o foco na excelência operacional, apoiado por um balanço patrimonial robusto que sustenta o ciclo de expansão, principalmente dos negócios em renováveis. O último ano-safra, marcado por uma alocação recorde de recursos, obteve recorde em faturamento global e em EBITDA Ajustado, em linha com as metas de crescimento sustentável, que inclui alcançar 80% do EBITDA Ajustado proveniente de negócios renováveis até 2030, muito por conta da estratégia focada na execução e clareza nas prioridades de investimentos.

A empresa reiterou seu compromisso com a manutenção do Investment Grade, com a disciplina na alocação do CAPEX para expansão dos parques de bioenergia, e com as opcionalidades de caixa para preservar a solidez financeira.