Usinas

PhD em ciências do solo destaca a cana regenerativa no CANABIO23

Baseadas em conceitos de sustentabilidade, a técnica também se sustenta por sua viabilidade econômica

Rosa Muchovej, cientista chefe de solos da U.S. Sugar
Rosa Muchovej, cientista chefe de solos da U.S. Sugar

A PhD em ciências do solo, Rosa Muchovej, cientista chefe de solos da empresa norte-americana U.S.Sugar, será um dos destaques do CANABIO23.

Muchovej apresentará o conceito de cana regenerativa aplicado pela U.S. Sugar, que figura como a maior produtora de cana e açúcar dos Estados Unidos.

De acordo com a cientista, a cana regenerativa se baseia na convicção de que é possível produzir, recuperando a terra e preservando o meio ambiente, restaurando solos degradados, conservando espécies polinizadoras, aumentando a captura de carbono e a retenção de água no solo.

Baseadas nestes conceitos a empresa líder em produção de cana e de açúcar dos Estados Unidos, a U.S. Sugar adota técnicas como a rotação de culturas. “É uma forma de quebrar ciclos, lembrando que a planta de cobertura mais usada é a crotalária”, explica a cientista.

LEIA MAIS > Cana regenerativa, bioinsumos, plantio vertical e outras tecnologias impulsionam o setor bioenergético

Muchovej relata que o sistema inclui ações como diminuir a aragem no solo; diminuir maquinário nos campos; otimizar uso de combustíveis/emissão de gases; diminuir o uso de herbicidas (tecnologia); conservar os solos (solos orgânicos – alagamento); utilizar os resíduos para energia; utilizar resíduos diretamente nos campos; compostagem torta com bagaço da cana-de-açúcar, entre outras.

Em relação aos meios tecnológicos, ela destaca o trabalho na área de agricultura de precisão, automação, armazenamento e análise de dados, sensoriamento remoto, consultor virtual, Inteligência Artificial e conectividade.

Muchovej também enfatiza a importância do incentivo às práticas trabalhistas justas para os empregados, que mais que colaboradores também integram o quadro de sócios da empresa.

Os resultados que vêm sendo alcançados, onde a técnica da cana regenerativa vem sendo implantada, sustentam a sua viabilidade econômica.

LEIA MAIS > Canaoeste promove modelo associativo de acesso a sustentabilidade

CANABIO23: em busca da Cana Regenerativa

Retomando o formato presencial, após o período da pandemia, o CANABIO23 traz a busca pela cana regenerativa como enfoque central, visando proporcionar o compartilhamento de conhecimentos e benchmarking técnico sobre manejo biológico, orgânico e sustentável da cana-de-açúcar.

A busca pela Cana Regenerativa assume um papel estratégico, extrapolando a “porteira pra dentro”, pois amplia a sustentabilidade da atividade bioenergética a partir dos critérios ESG (Environment, Social and Governance)

O programa inclui a discussão sobre Fertilidade & Microbiologia do SoloNutrição & Maturação Vegetal + Foliar Controle Biológico & Manejo Integrado de PragasCANA 4.0 – sistemas & tecnologias inteligentes, e Integração das inovações & tecnologias no campo.

O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto – SP, com o objetivo de abordar os temas mais relevantes da área, sempre a partir do compartilhamento de quem vive a produção na prática:

  • Cases & Mesa Redonda com usinas e fornecedores de cana, inclusive internacionais
  • Experiências de alta produtividade com manejo sustentável
  • Dados e conselhos valiosos dos maiores especialistas & desenvolvedores de tecnologia da área

#CANABIO23 Em Busca da Cana Regenerativa – O programa completo e opções de inscrições estão disponíveis no site www.canabio.com.br ou com Ana Alice Santos, e-mail [email protected] e whatsapp +55 16 98102-5222.