Gestão Administrativa

Pedra Agroindustrial investe em tecnologia e inova na gestão de pessoas

Plataforma SAP amplia a produtividade das pessoas da companhia

Usina da Pedra - Serrana
Usina da Pedra - Serrana

A Pedra Agroindustrial acaba de implementar um novo sistema de gestão de pessoas com o objetivo de modernizar e melhorar a relação de seus funcionários com a área de Recursos Humanos.

Para unir os desafios do Grupo, que conta com 3 unidades no estado de São Paulo (Pedra, em Serrana; Buriti, em Buritizal e Ipê, em Nova Independência) e a planta Cedro, em construção no estado do Mato Grosso do Sul, e das 4,5 mil pessoas que a integram, a companhia escolheu a plataforma SAP SuccessFactors, que oferece uma gestão completa e estratégica da área de RH, e a Intelligenza, que além de implementar a solução, concede ampla consultoria para enxergar as melhores possibilidades da ferramenta.

Na prática, o SAP SuccessFactors é uma plataforma que fornece ampla gama de recursos desde a digitalização dos processos de busca e seleção de candidatos à admissão e frentes de treinamento e desenvolvimento profissional.

LEIA MAIS > Pedra Agroindustrial finaliza safra 2022/23 com moagem de 10,6 milhões de toneladas

“São diversos módulos que atuam na melhoria da rotina de recrutamento, desempenho, remuneração, aprendizado, sucessão e desenvolvimento”, explica Ricardo Nóbrega, diretor de Marketing da Intelligenza IT. A partir dos dados concedidos pela ferramenta, os gestores se aproximam mais das equipes e conseguem atuar com mais visibilidade e assertividade. Para os funcionários, a digitalização das informações permite o acesso rápido e ajustes de dados pessoais, a execução de autosserviços, solicitações de declarações e status de treinamentos.

Para Claudinei José Nogueira, gerente de RH da Pedra Agroindustrial, a nova plataforma representa uma mudança cultural na companhia, uma vez que possibilita a atuação mais efetiva e participativa de todos os funcionários, cargos de gestão, coordenação e gerência.

“É um vasto ecossistema de ferramentas que permitiu uma comunicação multilateral, incentivando a evolução contínua da qualificação profissional. Por meio da plataforma, que é bastante amigável, e do acesso fácil por parte do colaborador, a interação do funcionário com o RH melhorou substancialmente”, acrescenta o executivo.

LEIA MAIS > Minas encerra safra 2022/23 com moagem de 68 milhões de toneladas de cana

O processo de implantação na Pedra Agroindustrial durou cerca de dois anos e foi concentrado na integração das necessidades da companhia com as ofertas do novo sistema SAP. Foi preciso unir as três unidades da empresa, a área de gestão de pessoas e todos os colaboradores.

“Nossa expectativa se volta agora para o gerenciamento desse projeto, visando garantir todos os benefícios da ferramenta para os colaboradores. Já conseguimos sentir, mas no futuro iremos também medir o aumento da produtividade e da satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho”, comenta Ricardo Alexandre Silva, gerente do Centro de Serviço Compartilhado (CSC) da Pedra Agroindustrial.

Banner Revistas Mobile