Cogeração

Parceria envolvendo a Raízen disponibilizará 200 carros elétricos para motoristas de aplicativo

Iniciativa busca compreender a fundo a influência da mobilidade elétrica na capital paulista

Parceria envolvendo a Raízen disponibilizará 200 carros elétricos para motoristas de aplicativo

A Raízen fechou parceria com a Uber, Carrefour Property, Mobilize (marca do Renault Group dedicada à nova mobilidade), Tupinambá e Zarp Localiza (uma solução customizada para motoristas de aplicativo da Localiza) para a realização de um programa piloto envolvendo veículos elétricos.

De acordo com as empresas, a partir da terceira semana de setembro, o grupo irá disponibilizar 200 veículos elétricos da Renault para clientes Zarp rodarem pelas ruas da capital paulista.

A primeira fase da iniciativa tem duração de um ano e irá viabilizar para os motoristas parceiros, além do carro elétrico, um ecossistema de carregamentos, oportunidades e benefícios para que eles possam ter uma performance ainda mais eficiente durante sua jornada.

LEIA MAIS >Regras trabalhistas: qual o impacto das novas decisões governamentais às empresas?

“Unimos players importantes do mercado em um projeto que busca trabalhar os três pilares da sustentabilidade. Com o uso intenso do veículo, teremos acesso a uma série de informações que serão fundamentais não só para entendermos como o carro elétrico afeta a cidade, como também para qualificarmos nossos processos e sermos mais assertivos nas tomadas de decisão em relação a esse tema, contribuindo também para a Governança das corporações envolvidas no projeto”, afirma João Ávila, diretor executivo de Operações da Localiza. 

LEIA MAIS > Mercado de carbono e energias limpas são destaque brasileiro em reunião do G20

Os 200 motoristas foram selecionados por meio de uma parceira Zarp Localiza e Uber. Eles terão acesso a recargas com valor promocional para os carros elétricos da parceria nos eletropostos de recarga rápida Shell Recharge, implantados pela Raízen em Lounges Zarp Localiza. Também em pontos de recarga do Carrefour.

Além disso, poderão contar com uma ampla rede de recarga rápida estrategicamente posicionada em postos Shell. Toda a energia utilizada para o abastecimento dos veículos elétricos em estações de recarga Shell Recharge possui certificação de origem renovável da Raízen pelo I-REC Standard. Até março de 2023, a Raízen instalará 35 eletropostos Shell Recharge na região Sudeste do Brasil.

Toda a experiência de recarga será pelo aplicativo da Tupinambá, investida da Raízen, em que os motoristas terão acesso a uma rede mapeada de mais de 1.400 carregadores, incluindo o programa Shell Recharge.

LEIA MAIS > Diesel tem baixa de 4,65% em agosto e fecha o mês a R$ 7,42, aponta Ticket Log

Rafael Rebello, diretor de Soluções de Energia e Renováveis da Raízen

“Na Raízen, contamos com a parceria global da Shell para trazer as melhores experiências e tecnologias adotadas no mundo inteiro pelo programa Shell Recharge, com mais de 80 mil pontos de recarga de alta velocidade em operação no mundo. Essa iniciativa com a Zarp Localiza irá impulsionar a eletromobilidade no país ao mesmo tempo em que oferece uma experiência única, inovadora e sustentável para os motoristas e passageiros da Uber”, afirma Rafael Rebello, diretor de Soluções de Energia e Renováveis da Raízen.

Com a iniciativa, o custo de abastecimento será reduzido em cerca de 80%. A estimativa é que os motoristas consigam, com o projeto, aumentar a rentabilidade em até 30%.

LEIA MAIS > Gerente de Novos Negócios do Grupo Pedra explica como fazer uma gestão industrial inteligente

“Para facilitar ainda mais a vida dos motoristas, será viabilizado, ainda, o carregamento em suas casas, por meio de uma tomada 220V. Caso seja necessário, a iniciativa irá adequar a rede da residência para carregar os veículos”, explica Ávila. O projeto também amplia a produtividade do motorista, uma vez que ele estará apto a rodar qualquer dia e horário em São Paulo: carros elétricos são isentos do programa de rodízio da cidade.

Banner Revistas Mobile