Usinas

Os futuros do açúcar nº 11 e nº 5 enfraqueceram significativamente

O prémio branco H/H enfraqueceu, situando-se agora em 138USD/t.

(Divulgação Czarnikow)
(Divulgação Czarnikow)

Os contratos futuros de açúcar bruto nº 11 despencaram na semana passada, sendo atualmente negociados a 23c/Ib. “Os consumidores aderiram ao colapso dos preços” mostra relatório da Czarnikow, trading britânica de alimentos e serviços, informando que, até 5 de dezembro (último relatório CFTC CoT), a posição comercial longa aumentou em mais de 44,5 mil lotes, indicando que os consumidores aproveitaram a queda para aumentar a sua cobertura de cobertura.

“Os produtores, não dispostos a vender ao preço reduzido de hoje, fecharam um pequeno número de posições. No entanto, se os preços voltarem a 28c, é possível que os produtores procurem aumentar as suas vendas”, explicou Tabasoom Watak, consultor da trading.

Segundo ele, voltando a atenção para os especuladores, estes venderam um número significativo de posições longas. A posição geral das especificações líquidas é de 103 mil lotes, a menor em mais de um ano.

“A curva futura do 11º lugar se achatou significativamente desde a semana passada”, afirmou o consultor.

LEIA MAIS > Lideranças destacam desenvolvimento e justiça social no MasterCana Nordeste

A queda nos contratos futuros de açúcar refinado quebrou a tendência ascendente do ano, com os preços sendo agora negociados em torno de 654 USD/t.

Como resultado, os especuladores de açúcar refinado fecharam mais de 8,7 mil lotes de posições longas, elevando a posição líquida global para 23 mil lotes, o menor número de posições mantidas em mais de 6 meses.

Já a curva futura do açúcar refinado permanece fortemente invertida. Com os futuros de açúcar nº 11 e nº 5 fazendo movimentos semelhantes na semana passada, o prêmio branco H/H enfraqueceu para 138USD/t.

“Os prêmios brancos de 2024 permanecem fortes. Não vimos esse tipo de força no premium branco H/H nesta fase do ciclo em pelo menos 5 anos”, explica Watak.