Usinas

Lideranças destacam desenvolvimento e justiça social no MasterCana Nordeste

Cerimônia de premiação reuniu lideranças políticas e empresariais

Lideranças destacam desenvolvimento e justiça social no MasterCana Nordeste

Mais do que açúcar e etanol, a trilha de desenvolvimento que segue as regiões onde as usinas estão instaladas, foi um dos destaques da solenidade de premiação do Troféu MasterCana Nordeste.

Realizado na noite de quinta-feira (30), na Spettus Steak House, em Boa Viagem, Recife – PE, o evento reuniu as mais expressivas lideranças políticas e empresariais do setor que destacaram o desenvolvimento, justiça social e preservação ambiental como base do tripé de sustentação do setor bioenergético na região.

Na abertura o CEO da ProCana Brasil, promotora do evento, Josias Messias, destacou que, mais do que uma premiação, o evento é um encontro de líderes que estão trazendo o melhor para o setor, não só para o Brasil, mas para o planeta.

LEIA MAIS > SINDAÇÚCAR-PE é eleito entidade do ano no MasterCana Nordeste

Josias Messias

“Segurança, alimentar, descarbonização, geração de renda e trabalho no campo e para transição energética, visando a perpetuação da humanidade”, afirmou Messias que também ressaltou também a importância das amizades, principalmente nos tempos difíceis.

“Completamos 20 anos desta premiação, e hoje vivenciamos um período de bonança, mas nos períodos difíceis os laços de amizades, são determinantes para a resiliência característica do setor”, afirmou.

O primeiro laureado e que abriu a cerimônia de entrega de troféus foi Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool, no estado de Pernambuco – Sindaçúcar, eleita a entidade do ano.

LEIA MAIS > Diretor da São José é eleito “Executivo do Ano” no MasterCana Nordeste

Renato Cunha

Cunha, considerado a mão invisível, para a concretização do evento, enalteceu o JornalCana (editado pela ProCana Brasil) como um agregador do setor, que segue em busca da justiça climática.

Ele também mencionou a longevidade do setor, mesmo diante de certas contradições, como o fato da Petrobrás importar gasolina, em detrimento do etanol hidratado. “O MasterCana Nordeste é um evento para realizar e empreender”, disse Cunha.

Na sequência seguiu-se a premiação das lideranças políticas que mais se destacaram neste ano. O senador Fernando Dueire, ao receber o troféu informou que tem se dedicado à questão das energias renováveis.

“Esse é um setor que tem muita tecnologia, e que impulsiona o desenvolvimento econômico e que impressiona muito pela plataforma social. Onde a cana está, temos bandeiras sociais sendo cumpridas”, disse.

LEIA MAIS > Usina Caeté conquista dois troféus no MasterCana Nordeste

O deputado estadual Antônio Morais, disse que é um “setor que gera emprego e renda e que tem que ser valorizado”.  Na mesma linha, o deputado estadual Henrique de Queiroz Filho, afirmou tratar-se de um “setor que tem a função social de geração do emprego e também a função de preservação do ambiente”.

O deputado estadual Rodrigo Farias chamou a atenção para a importância do setor no Nordeste. “Um setor extremamente importante para o Nordeste, onde é muito difícil empreender”, disse.

Para o deputado estadual Mário Ricardo Santos de Lima, “esse segmento reúne justiça social, desenvolvimento e preservação do meio ambiente e precisa ser apoiado porque gera milhares de empregos em nossa região”.

LEIA MAIS > Estratégia e inovação asseguram dois troféus para a Pindorama no MasterCana Nordeste

Após as lideranças políticas a premiação se voltou para a parte empresarial, e Antônio Celso Izar, da Maity Bioenergia, recebeu o troféu de Empresário do Ano. “Fomos a primeira unidade do Proálcool (Programa Nacional do Álcool) no Maranhão, criamos carteira de trabalho, e trouxemos grandes indicadores sociais onde nos instalamos”, disse Izar.

O laureado Delmiro Gouveia, presidente do Porto do Recife, destacou que o setor sucroenergético “é muito determinado na produção”.

Guilherme Moroço, CEO da Drul, disse que “há 5 anos estamos fortalecendo nossas raízes no Nordeste. Nos últimos 5 anos temos sofrido ações institucionais contra o nosso setor, e mesmo assim temos feito o nosso papel e vamos continuar trabalhando para que as usinas a sejam mais eficientes”, disse.

Após a entrega de todos os troféus seguiu-se um jantar de confraternização.

As fotos do evento podem ser acessadas aqui.

Confira AQUI toda a cerimônia de premiação.

Banner Revistas Mobile