Mercado

Operação inédita de exportação de açúcar pelo Porto de Cabedelo deve acontecer nos próximos dias

Este marco representa uma conquista significativa para todas as empresas produtoras no estado da Paraíba no cenário de exportação de açúcar

Operação inédita de exportação de açúcar pelo Porto de Cabedelo deve acontecer nos próximos dias

Uma operação inédita está prestes a acontecer no Porto de Cabedelo, onde a Japungu Agroindustrial, com sede em Santa Rita, está programada para exportar 20 mil toneladas de açúcar demerara nos próximos dias. Serão dois embarques de 10 mil toneladas.

O alimento tem como destino final países da África Central, marcando um momento histórico, já que, até o momento, o Porto de Cabedelo não tinha experiência com a exportação do produto.

LEIA MAIS > Safra do Centro-Sul deve ser maior do que o previsto

Essa iniciativa pode abrir novas possibilidades de rota para a exportação de açúcar, desviando da rota tradicional que envolve o Porto de Recife e Suape.

Com um processo contínuo de manutenção das condições de logística a serem comprovadas, inclusive de batimetria, manobras e agilidade para novos embarques, poderá haver outros embarques futuros pelo Porto de Cabedelo.

Este marco representa uma conquista significativa para todas as empresas produtoras no estado da Paraíba no cenário de exportação de açúcar. No ano passado, as empresas do estado exportaram cerca de 13 mil toneladas do produto por outros portos. Em 2023, já houve exportação de 35.260 toneladas de açúcar produzido na Paraíba.

LEIA MAIS > Especialistas debatem estratégias para impulsionar a transição energética na aviação

É importante destacar que as operações no mercado internacional exigem estritos padrões de qualidade, garantindo que o açúcar produzido na Paraíba atenda a todas as exigências e normas internacionais.

O Porto de Cabedelo representa uma quebra de paradigma tanto em termos logísticos quanto no contexto da expansão das atividades de exportação na Paraíba.

Essa conquista vem após investimentos significativos por parte do Governo da Paraíba, que incluíram reformas nos armazéns e a dragagem do porto.

Essas melhorias permitirão a chegada de navios de até 55 mil toneladas, uma vez que as obras de dragagem aprofundaram o canal de entrada do porto, tornando-o acessível a embarcações de maior porte.

Banner Revistas Mobile