JornalCana

O equilíbrio entre o físico, químico e o biológico é a base asseguram a produtividade do solo

O composto orgânico é uma excelente ferramenta desde que haja interação entre os microrganismos

“O composto orgânico é uma excelente ferramenta desde que se trabalhe como um time. É preciso que haja interação entre os microrganismos”, afirmou Roberto Antonio Malimpence, diretor da Baraúna, durante participação no CANABIO23, onde ministrou uma palestra com o tema “De Pátio de Mistura para uma Fábrica de Organomineral”.

Em uma usina que tinha seis milhões no pátio em produtos, a utilização de fertilizantes para a safra 2023/24 sofreu uma redução de 50%, gerando uma economia de 3,4 milhões, proporcionando ainda ganhos com: Aumento de Produtividade e Longevidade, Remuneração do Carbono aplicado no solo, crédito de carbono (CBIOs) no RenovaBio, além dos impactos ESG.

LEIA MAIS > CEISE Br comemora Dia da Indústria com jantar beneficente

“Mais importante do que apresentar um projeto bonito, é preciso trazer um projeto que tenha viabilidade econômica. Não adianta vir com um projeto legal agronomicamente, muito lindo ambientalmente falando. Se ele não dá dinheiro esquece, morre na diretoria “, disse Malimpence, destacando a importância de apresentar economia por hectare.

“Quando iniciamos esse trabalho em 2003, era muito comum ouvirmos “Você é louco”, mas depois desses anos de trabalho árduo, temos a certeza que a loucura de ontem virou a realidade hoje.”

Segundo Malimpence, os microrganismos são um conjunto, e fez uma analogia com jogadores de futebol que atuam de forma isolada e não estão preocupados em ganhar campeonato e só aparecer na mídia. É preciso ter um time organizado, e não simplesmente fazer um coquetel de microrganismo. É preciso haver interação. O composto orgânico é uma excelente ferramenta, desde que você trabalhe como um time, e não com um cara isolado. O tripé da saúde do solo está baseado na química, física e biologia, somado às condições climáticas.  Se eu tenho equilíbrio químico e tenho equilíbrio físico, eu tenho biológico,vou ter uma resistência maior às intempéries climáticas”, disse.

O trabalho de dinâmica de controle de pátio, se inicia com o trabalho de coleta, tratamento e monitoramento de dados, seguindo para rastreabilidade e monitoramento, em seguida entra a fase da performance e análise, e destinação, que envolve a elaboração de relatórios, explicou Malimpence.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram