A Usina Caeté – Unidade Paulicéia promoveu de 6 a 8 de março a 12ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com o tema: ‘As mãos que cuidam também precisam de atenção’, asusnto escolhido devido à preocupação da empresa com os acidentes envolvendo as mãos.
Segundo o engenheiro de Segurança da Unidade Paulicéia, Victor Vinicius da Silva, os dados estatísticos mostram que 35% dos acidentes com lesões, ocorridos na última safra, envolveram as mãos. “Por tal indicador escolhemos uma abordagem maior sobre o cuidado com as mãos”.
A programação da 12ª SIPAT contou com três palestras: proteção das mãos; operação segura com máquinas e equipamentos, com foco em manobras proibidas ou erradas; e falta de atenção e percepção de risco antes de iniciar as atividades. Com média de público de 270 colaboradores por dia, as temáticas também foram abordadas de forma lúdica pelo grupo de teatro Transformatores.
Campanha
Além da SIPAT, a Unidade Paulicéia elaborou uma campanha corporativa que incluiu as duas Unidades de Alagoas, com o intuito de reforçar os cuidados durante o trabalho, principalmente com as mãos.
“Foi criado um layout sobre o cuidado e atenção com nossas mãos, o qual trouxe um significado especial e sensibilizador para todos nós da Unidade Paulicéia”, assinalou o engenheiro de Segurança, salientando ainda o desenho de linha contínua criado, que acompanha o layout das embalagens dos produtos Caeté.
Segundo Victor Vinicius da Silva, o desenho [a figura de um pai ligado a dois filhos pelas mãos] provoca uma reflexão mais acentuada sobre o tema da campanha. “As mãos que devemos cuidar com a máxima atenção durante o trabalho na empresa é a mesma que mantém a união familiar. Imagine chegar em casa, ver sua esposa e filhos querendo compartilhar momentos alegres e não poder, por causa de um acidente causado pela falta de atenção, pressa, correria ou improviso durante as tarefas”.
LEIA MAIS > Delta Sucroenergia realiza 2º encontro Técnico de Variedade de Cana
Todo o acidente é previsível
O setor de Segurança do Trabalho aposta na campanha para que os indicadores reduzam diante dessa sensibilização. A atenção é fundamental no desenvolvimento de qualquer atividade. “Devemos diariamente intensificar esse assunto junto as nossas equipes e sempre buscar controles e procedimentos que minimizem esses tipos de ocorrências, deixando claro para todos que o cuidado é fundamental”, finalizou.
O superintendente agroindustrial Glênio Fireman salientou a importância do evento na promoção de ações que visem a saúde e segurança dos colaboradores: “A Sipat é importante para demonstrar nosso empenho em transformar a cultura em torno do trabalho. Nesta gestão é imperativo iniciar uma abordagem voltada para a mudança da mentalidade das pessoas em relação aos acidentes de trabalho. Ao analisar diversas ocorrências, fica evidente que muitos acidentes poderiam ter sido evitados caso houvesse uma atenção mais cuidadosa durante a execução das tarefas”.