Usinas

Pesquisador recebe prêmio Profissional Destaque na produção de biogás

Estudos na área começaram há quase dez anos e passaram a ser em materiais mais complexos, como o bagaço da cana

Pesquisador recebe prêmio Profissional Destaque na produção de biogás

O pesquisador do Campus Medianeira, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Thiago Edwiges, vem estudando, há quase dez anos, o aproveitamento de resíduos orgânicos para compostagem, vermicompostagem produção de composto orgânico, além de geração de biogás que pode ser convertido em energia térmica, energia elétrica, combustível veicular (biometano), ou biofertilizante, por exemplo.

“Desta forma, conseguimos promover a economia circular e atividades de baixo carbono, reduzindo a pressão por mais áreas em aterros sanitários e produzindo bioinsumos como fertilizantes e energia de forma descentralizada, o que melhora as condições de salubridade do ambiente e reduz a demanda pela extração de novas matérias-primas, além de reduzir a dependência de fontes fósseis de energia”, explica o professor do Departamento de Tecnologias Ambientais.

LEIA MAIS > Cana regenerativa veio para ficar

Durante o mês de abril, no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, o professor foi premiado com o 2º lugar na Categoria Profissional Destaque, pelo trabalho desempenhado na área.

Segundo o pesquisador, o primeiro projeto foi em 2014, com o aproveitamento de frutas e vegetais gerados nas Ceasa para a geração de biogás.

“Conseguimos investigar e produzir conhecimento quanto à geração de biogás utilizando uma série de resíduos como frutas e vegetais, dejetos animais, resíduos de poda e jardim, resíduos de restaurantes, resíduos de agroindústrias como laticínios, abatedouros e cervejarias”, complementa.

Em 2017, os estudos passaram a ser com um grupo de resíduos mais complexo e de difícil tratamento, os chamados resíduos lignocelulósicos.

LEIA MAIS > Produção de açúcar cresce 43,65% neste início de safra

“Este tipo de material, como o bagaço da cana-de-açúcar, é gerado em enormes quantidades no Brasil, é mais seco e contém menos matéria orgânica biodegradável, portanto requer técnicas mais aprofundadas para permitir que os microrganismos possam converter o carbono contigo nas moléculas dos resíduos em energia”, afirma.

Os estudos contaram com parcerias internacionais como a University of Southern Denmark (Dinarmaca) e a Griffith University (Austrália) para aprimorar os conhecimentos e aumentar a produção de biogás desse tipo de material por meio de pré-tratamentos físico-químicos e por tecnologias de rota sólida de digestão anaeróbia, que ainda estão emergindo no cenário internacional.

De acordo com Thiago Edwiges, as próximas etapas incluem análises de viabilidade econômica e testes em escala piloto, para possível financiamento de empresas que possam se interessar por esse tipo de inovação.

CANABIO23: em busca da Cana Regenerativa

Retomando o formato presencial, após o período da pandemia, o CANABIO23 traz a busca pela cana regenerativa como enfoque central, visando proporcionar o compartilhamento de conhecimentos e benchmarking técnico sobre manejo biológico, orgânico e sustentável da cana-de-açúcar.

A busca pela Cana Regenerativa assume um papel estratégico, extrapolando a “porteira pra dentro”, pois amplia a sustentabilidade da atividade bioenergética a partir dos critérios ESG (Environment, Social and Governance).

O programa inclui a discussão sobre Fertilidade & Microbiologia do SoloNutrição & Maturação Vegetal + Foliar Controle Biológico & Manejo Integrado de PragasCANA 4.0 – sistemas & tecnologias inteligentes, e Integração das inovações & tecnologias no campo.

O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio no Centro de Cana IAC, em Ribeirão Preto – SP, com o objetivo de abordar os temas mais relevantes da área, sempre a partir do compartilhamento de quem vive a produção na prática:

  • Cases & Mesa Redonda com usinas e fornecedores de cana, inclusive internacionais
  • Experiências de alta produtividade com manejo sustentável
  • Dados e conselhos valiosos dos maiores especialistas & desenvolvedores de tecnologia da área

#CANABIO23 Em Busca da Cana Regenerativa – O programa completo e opções de inscrições estão disponíveis no site www.canabio.com.br ou com Ana Alice Santos, e-mail [email protected] e whatsapp +55 16 98102-5222.