Usinas

Agro carrega crescimento econômico do país

O comércio exterior poderá se consolidar como uma poderosa fonte de crescimento

Agro carrega crescimento econômico do país

O avanço do PIB acumulado entre 2021 e 2024, está concentrado em três estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), o que demonstra que o agronegócio está sendo o responsável pelo crescimento do Brasil nos últimos anos.

“Teremos esse ano uma balança fiscal de 95 bilhões de dólares, vocês (agronegócio) integralmente irão entregar essa balança. 1/3 dessa balança é Mato Grosso”.

A avaliação é de Sérgio Vale, da MB Associados, durante apresentação sobre cenário macroeconômico e político, na 2ª Reunião da Canaplan, realizada recentemente em Ribeirão Preto – SP.

De acordo com a consultoria, a economia internacional deverá ter uma média de crescimento na casa de 3%, reflexo das dificuldades em que se encontram os EUA e a China.

LEIA MAIS > Amcham levará à COP mais de R$ 31 bilhões em projetos ambientais de empresas no Brasil

“A economia americana caminha para uma recessão e a China passando por algumas dificuldades estruturais, como: queda da população; desemprego juvenil; excesso de investimento na construção; orientação política afetando negativamente o crescimento”, explicou Vale.

Com relação ao mercado de petróleo, o grau de incerteza é muito grande. Com a elevação da demanda sazonal, os esforços da OPEP estão levando o preço do petróleo para a faixa de US$ 100/barril. A guerra em Israel não deve aumentar de forma duradoura o preço do petróleo.

Em termos de Brasil, Vale vê um cenário até que razoável.

LEIA MAIS > Competição entre fontes renováveis deve se acirrar

“Apesar de alguns avanços terem sido registrados, como o Arcabouço fiscal encaminhado, mesmo que precário; Discussão sobre meta de inflação bem encaminhada; Reforma tributária aprovada na Câmara; Mesmo com as disputas entre Governo e BC, o banco conseguiu iniciar a queda de juros em agosto; o mundo está em recessão e mais, a guerra geopolítica irá se intensificar, demografia mundial ruim, protecionismo elevado. Como resultado, a taxa de câmbio pode permanecer relativamente estável em torno de 5, mas enquanto risco fiscal estiver presente será difícil trazer câmbio para 4,5”, avalia o consultor.

Segundo Vale, o crescimento do PIB acumulado entre 2021 e 2024, está concentrado em três estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás).

A consultoria avalia que o Brasil está cada vez melhor posicionado no mundo das commodities. “O processo de descarbonização pode acelerar essa tendência. O comércio exterior poderá se consolidar como uma poderosa fonte de crescimento”, disse.