O Grupo Açotubo planeja reforçar as ações socioambientais e de governança nos próximos meses. As instalações de painéis solares na matriz para geração de energia renovável e de um sistema pluviométrico para reaproveitamento de água, além da aquisição de caminhões que reduzem a emissão de poluentes são algumas das iniciativas.
As ações seguem um movimento global em que gestores de empresas estão direcionando a atenção para valores como transparência e compromissos ambientais como estratégia para minimizar impactos e para a manutenção dos negócios.
Para 87% dos executivos, os investimentos em práticas sustentáveis trazem lucros a longo prazo. O percentual é do levantamento Climate Check 2022, publicado em outubro de 2022 e desenvolvido pela Deloitte em parceria com a Oxford Economics, que ouviu 700 líderes empresariais de diferentes países, incluindo Brasil, antes da realização da COP 27 no Egito. Para 75% dos participantes do estudo, as companhias devem continuar a crescer à medida que reduzem as emissões de CO2.
LEIA MAIS >Cana contribuiu para remover carbono da atmosfera nos últimos 20 anos no Brasil
De acordo Marcelo Watanabe, gerente do departamento de Qualidade Corporativa da Açotubo, “temos também pesquisas de projetos para redução em emissões de CO2 na frota, através de combustível alternativo e melhoria na eficiência energética com a aquisição de novos equipamentos e máquinas. Nossos esforços estarão voltados também para o desenvolvimento do inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) na matriz. Isso fará com que tenhamos uma visão clara de todas as nossas emissões internas e nos permitirá atuar em projetos para reduções ainda mais significativas em nossas operações”.
A empresa, que conquistou a certificação ISO 14001, também segue investindo em automação como estratégia para reduzir o consumo de materiais e, consequentemente, o descarte. Em um dos exemplos, recentemente, foi disponibilizado aplicativo que facilita a comunicação dos seus profissionais com o departamento financeiro, trazendo maior segurança nos processos e substituindo as impressões e uso de papéis.
A nova plataforma faz integração com o sistema IFS (solução de software empresarial) utilizado pela companhia e “traz a vantagem de prestar contas ou solicitar adiantamentos a qualquer momento sem a necessidade de acumular todas as despesas e comprovantes fiscais em papéis. A ferramenta pode gerar um relatório com todas as despesas”, explica Leonardo de Souza Reys, gerente Financeiro.
LEIA MAIS > Cocal é premiada no Programa “Emprsas com Melhor Gestão”
Outras iniciativas, como a substituição dos copos plásticos por outros feitos com materiais biodegradáveis e a entrega de copos em alumínio para cada colaborador, além da conscientização sobre desperdício de água e energia elétrica e o maior controle dos indicadores de qualidade e meio ambiente, fazem parte da rotina operacional.
Como forma de impactar toda a cadeia, a companhia também tem promovido mudanças. “Após a nossa certificação ambiental, obtida em outubro do ano passado, nossos fornecedores passaram a ser incluídos no processo através de nosso Manual da Qualidade de Fornecedores. Além disso, os clientes têm recebido nossas publicações em redes sociais, e-mails e comunicações diretas. Questões ambientais também foram adicionadas em nossa pesquisa de satisfação”, reforça Watanabe.
O profissional acrescenta ainda: “temos planos de curto e médio prazos para projetos ambientais relacionados a mudança na matriz energética e melhor aproveitamento e redução de resíduos. São exemplos de algumas ações que estaremos desenvolvendo. A partir do inventário, reforçaremos as metas para a redução de emissões de CO2”.