Para levar conectividade ao campo, os ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e das Comunicações (MCom) trabalharão em conjunto para que as áreas rurais sejam, prioritariamente, atendidas pelo Plano Nacional de Inclusão Digital, por meio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que será utilizado pela primeira vez neste ano.
Em reunião na sede do Mapa, na última quinta-feira (9), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, falaram sobre as propostas para levar o acesso à internet aos cerca de 25 milhões de brasileiros que ainda não contam com nenhum tipo de conectividade, presentes, majoritariamente, nas áreas rurais do país. Desta forma, a conectividade do agro é um dos principais focos do projeto, de acordo com o ministro das Comunicações.
LEIA MAIS > DATAGRO projeta 38,30 milhões de toneladas de açúcar no Centro-Sul
“Além de promover dignidade e um salto na qualidade de vida das trabalhadoras e trabalhadores do campo, o acesso à internet traz ganhos substanciais para o nosso agronegócio. Com a agricultura de precisão, utilizando a alta tecnologia, conseguimos produzir mais e melhor, de maneira sustentável, impactando diretamente no valor bruto da produção”, explicou Fávaro.
A proposta do Ministério das Comunicações é de que o edital para a extensão da conectividade rural por meio dos recursos do Fust seja lançado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já nas próximas semanas.