Mercado

Mais açúcar, menos etanol e combustíveis em alta

A disparada dos preços do Petróleo, impulsionados pelos Conflitos na Líbia, não foram a razão pelos preços do etanol e da gasolina seguirem em alta no Brasil. O etanol vendido pelos produtores aos distribuidores já aumentou 20,5% nas últimas quatro semanas. Uma das principais explicações para a alta está no período de entressafra do Centro-sul e nas cotações atraentes do açúcar no mercado internacional.

Se os produtores de cana brasileiros optam pelo mix mais açucareiro, a tendência é reduzir a oferta do etanol. Prova disso está no aumento da produção de açúcar e etanol na safra que termina oficialmente em março na região Centro-Sul. Até 31 de janeiro, a safra registrou um aumento de 16,86% na produção de açúcar, com 33,47 milhões de toneladas produzidas na atual safra. Em relação ao etanol, este crescimento foi de 7%, totalizando 25,34 bilhões de litros (17,89 bilhões de litros de etanol hidratado e 7,45 bilhões de litros de etanol anidro), segundo dados da Unica.

A entidade informou também que moagem de cana pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do Brasil somou 556,19 milhões de toneladas no acumulado desde o início da safra até 31 de janeiro de 2011, o que representa uma alta de 2,63% comparativamente ao volume total processado na safra 2009/2010.

Banner Revistas Mobile