Durante a Semana Global Bonsucro, realizada em Ribeirão Preto – SP, entre os dias 17 e 20 de outubro, foram anunciados os vencedores deste ano do “Prêmio Bonsucro Inspire”.
A premiação reconhece as contribuições excepcionais dos associados da entidade para acelerar a produção e o uso sustentável da cana-de-açúcar, este ano com foco em iniciativas em quatro categorias diferentes.
Na categoria “Melhor Iniciativa de Sustentabilidade da Cadeia de Valor” a vencedora foi a ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), em parceria com a Solidaridad Brasil com o Projeto “Muda Cana”.
LEIA MAIS > Saiba quem é a 1ª mulher eleita presidente do CEISE Br
“Recebemos inscrições de membros que vêm trabalhando para garantir a resiliência e a sustentabilidade de suas cadeias de suprimentos por meio de várias iniciativas e este projeto foi o escolhido”, explicou a entidade.
O programa “Muda Cana” visa oferecer assistência técnica aos produtores de cana-de-açúcar para atender suas demandas, promovendo boas práticas, capacitação técnica e manejo sustentável. A iniciativa resultou em mais de nove mil produtores beneficiados com a melhoria dos serviços e mais de sete mil pessoas capacitadas em temas relacionados ao cultivo da cana.
Na categoria “Melhor Iniciativa de Sustentabilidade Ambiental”, a vencedora foi a Canaoeste, em parceria com a GMG Ambiental, com o Projeto “SOS Incêndios”.
LEIA MAIS > Hugo Cagno Filho é eleito Líder do Ano no MasterCana Brasil 2022
Este projeto visa o combate a incêndios em áreas de cana-de-açúcar e vegetação nativa em propriedades rurais, construindo uma rede com aproximadamente três mil propriedades rurais com equipamentos de combate a incêndios. Com essa iniciativa, houve uma melhoria significativa na segurança contra incêndio dos associados da Canaoeste, pois estão em dia com a legislação ambiental vigente e estão realizando boas práticas para evitar focos de incêndio nos canaviais.
“Muitos de nossos membros estão se esforçando para minimizar seu impacto ambiental por meio de uma variedade de iniciativas de sustentabilidade ambiental, esse foi o caso da Canaoeste”, explica a Bonsucro.
Já a categoria “Melhor Iniciativa de Sustentabilidade Social” teve como vencedor o Programa integrado ARBO Trabalho Infantil e EPI (IACAP) – Proforest em parceria com Nestlé, Grupo ASR e SIFI.
Este projeto tem como objetivo abordar os riscos do trabalho infantil e contribuir para o uso adequado de EPI, institucionalizando essas práticas entre as organizações de agricultores. No ano passado, cerca de 350 agricultores de 21 ARBOs participaram, dos quais 75% são crianças.
LEIA MAIS > MasterCana Brasil 2022 premia nova geração de executivos
Por meio dessas atividades, as crianças (e os pais) se tornam mais conscientes de seus direitos e dos malefícios do trabalho perigoso, 25 ARBOs aprovaram políticas de uso de EPI e prevenção do trabalho infantil e receberam treinamento sobre trabalho infantil, uso adequado de EPI, institucionalização do IACAP e como realizar o monitoramento.
“É importante que nossos membros identifiquem e abordem as questões sociais em suas cadeias de suprimentos. É encorajador ver iniciativas que estão gerando trabalho decente e condições mais seguras na lavoura e na moagem da cana-de-açúcar” elucida a Bonsucro.
A entidade explica que a melhoria contínua está no seu centro do Plano Estratégico Bonsucro 2021-2026. Assim, todos os anos, solicita aos seus membros que relatem seus compromissos, progresso e planos de produção, processamento e fornecimento sustentáveis no ‘Relatório de Melhoria Contínua’ anual.
LEIA MAIS > SOS Incêndios da Canaoeste recebe o Bonsucro Inspire Awards 2022
“As organizações que obtiveram a pontuação mais alta em nosso Relatório de Melhoria Contínua e receberam os prêmios na categoria “Melhor Prova de Melhoria Contínua” deste ano são a PepsiCo e a Usina São Luiz”.
O Bonsucro Inspire Awards 2022 foi julgado por um painel de especialistas em sustentabilidade social e ambiental. Todas as pontuações foram submetidas à Bonsucro de forma confidencial.
“Fiquei impressionado com a quantidade e a qualidade do trabalho que as equipes colocaram em sua abordagem e apresentações”, disse Shivaaneey Rai, ChiniMandi e jurada do Bonsucro Inspire Awards 2022.
“Parabéns aos vencedores pela fantástica conquista. Cada um deles demonstrou grande inovação e impacto”, finaliza Danielle Morley, CEO da Bonsucro.