Usinas

Grupo Pedra conquista MasterCana Social em Desenvolvimento Humano

Programa Crescer desafia região sem tradição na cultura canavieira e promove capacitação profissional

Grupo Pedra conquista MasterCana Social em Desenvolvimento Humano

O Programa Crescer, que vem sendo desenvolvido pelo Grupo Pedra Industrial, na implantação de sua unidade Cedro, na cidade de Paranaíba, no Estado do Mato Grosso do Sul, foi um dos contemplados com o prêmio MasterCana Social 2022, na categoria Desenvolvimento Humano.

Uma das principais premiações do setor sucroenergético do Brasil, concebida pelo Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria (GERHAI) em parceria com a ProCana Brasil, o MasterCana Social visa incentivar práticas de gestão de pessoas e responsabilidade socioambiental que contribuam para a promoção do bem-estar social e do desenvolvimento sustentável.

A categoria Desenvolvimento Humano contemplou projetos que buscam o desenvolvimento profissional e pessoal, através de programas de capacitação, cursos, políticas de remuneração e carreira, entre outros aspectos.

LEIA MAIS > MasterCana Centro-Sul premia protagonistas do setor bioenergético

Através do Programa Crescer, o Grupo Pedra vai enfrentando o desafio de implantação de uma nova unidade, em uma região inteiramente nova, onde a cultura da cana-de-açúcar não está estabelecida em níveis competitivos, sem contar com mão de obra preparada, com dificuldades de logísticas e na prospecção de parceiros ao longo de toda cadeia produtiva, cuja operação está com seu início de processamento previsto para o ano de 2024.

O objetivo do programa é suprir a necessidade de pessoal por meio da capacitação, qualificação e requalificação de funcionários e membros da comunidade para que assumam posições dentro da empresa.

Nesta fase inicial, já são mais de 340 pessoas trabalhando na Usina Cedro, todas devidamente capacitadas para as atuais necessidades, fruto de mais de 60 módulos de treinamentos com mais de 1600 participações.

LEIA MAIS > Com projeto musical Grupo Moreno conquista MasterCana Social
Usina Cedro

Para sua segunda fase, o Programa Crescer continua com o desafio de formar profissionais para as demais das operações a serem iniciadas em 2024. O Grupo optou pela criação das escolas de formação de profissionais de atividades agrícolas, concentradas na própria cidade de Paranaíba, e escolas de formação industrial direcionadas para as unidades Usina da Pedra e Usina Buriti, para que os participantes pudessem vivenciar as práticas das operações.

Foram contemplados no plano os cursos de formação técnica em química e mecânica, cursos de capacitação técnica de processos e manutenções. Industriais, cursos de operação e manutenção de máquinas agrícolas, procedimentos operacionais, segurança do trabalho e formação prática nas unidades do grupo.

Até março de 2023, o Grupo Pedra prevê um investimento de R$ 6.500.000,00, exclusivamente para o programa de formação. Para realização dos módulos que estão sendo executados nas unidades Usina da Pedra e Usina Buriti, foi necessária uma estrutura compreendendo: transporte, moradia e alimentação. Todos os participantes contam com o amparo social, médico, lazer e bem-estar e outros benefícios, oferecidos pela empresa a todos os seus funcionários.

LEIA MAIS > Inteligência artificial aperfeiçoa manobras da produção de açúcar e etanol orgânico da Usina Goiasa

A duração do programa será de 18 meses, coincidindo o tempo de formação prática com o tempo necessário para formação técnica. Nesse período ficaram instalados nas unidades Pedra e Buriti, recebendo toda preparação, sendo habilitados para sustentar as operações da Usina Cedro a partir do ano de 2024.