JornalCana

Fenasucro & Agrocana 2023: importante para a economia local, fundamental para o futuro do Brasil

Principal feira do setor bioenergético acontece de 15 a 18 de agosto em Sertãozinho - SP

O Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) tem grande expectativa para a edição da Fenasucro & Agrocana em 2023, pois a feira gera muito valor para as indústrias instaladas no município, já que em Sertãozinho – SP, sede do evento, a atividade econômica que prevalece é a indústria de base.

Como no ano passado, os dados apontam para um incremento de mais 15% na movimentação econômica e geração de serviços, com impacto positivo na geração de empregos diretos e indiretos.

Henrique Gomes, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Sertãozinho – SP, pontua que este evento tem grande relevância para o município basicamente por dois aspectos.

LEIA MAIS > Inpasa adquire duas locomotivas e amplia eficiência logística multimodal

Henrique Gomes

“Primeiro porque movimenta toda a cidade, em áreas como serviços, hotéis, restaurantes, bares, transporte, comércio em geral. Também temos uma grande contribuição pela feira em si, onde são realizados inúmeros negócios e temos o fomento tecnológico e da economia da nossa cidade”, afirma.

Para se ter ideia dos benefícios externos que são gerados pela feira, vamos considerar a lotação dos hotéis da cidade, que supera o patamar de 85% durante o evento. Além dos hotéis, os segmentos que são muito requisitados, como casas, chácaras e áreas de lazer, que são alugadas pelas montadoras de estandes e pelas empresas expositoras.

“É grande a procura para esta finalidade, atendendo profissionais que chegam antes (até 15 dias de antecedência) e somente vão embora depois que a feira se encerra”, diz.

LEIA MAIS > Montadora chinesa investirá R$ 3 bi na primeira fábrica de veículos elétricos do Brasil

“Durante quatro dias Sertãozinho ganha destaque por abrigar a Fenasucro & Agrocana, única feira do mundo exclusivamente voltada à cadeia da bioenergia. E o impacto gerado pela feira beneficia em larga escala tanto a cidade que hospeda o evento como toda a região, pois aquece diferentes setores como hotelaria, transporte, gastronomia e lazer, além de gerar empregos diretos e indiretos nas áreas de serviço e infraestrutura durante sua montagem e desmontagem. Assim, toda essa dinâmica reflete positivamente na economia local e regional”, afirma o diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone.

Paulo Montabone

Arranjo Produtivo Local

A vocação de Sertãozinho voltada para a indústria de base, notadamente para a agroindústria sucroenergética, permitiu a criação do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico Sertãozinho, que está ganhando força e participação de número cada vez maior de empresas.

Com o envolvimento de diferentes atores, como prefeitura municipal de Sertãozinho, Sebrae-SP, CEISE Br, Senai e empresários, o APL Sertãozinho é um conglomerado que integra pequenas, micro e médias empresas da cidade e também de localidades adjacentes. “Reunidas no APL, as empresas se fortalecem e todas ganham”, salienta Gomes.

LEIA MAIS > Logum conclui sistema de dutos de etanol

Rosana Amadeu

No estande do Sebrae-SP na Fenasucro & Agrocana 2023, algumas empresas de Sertãozinho e que participam do APL estarão presentes, apresentando para os visitantes da feira os produtos e serviços que oferecem para o setor.

Sustentabilidade

E nesse ano as empresas presentes da Fenasucro & Agrocana mostrarão com grande destaque o quanto estão alinhadas com um dos grandes temas globais: a oferta de soluções e tecnologias sustentáveis.

“A Fenasucro deste ano mostrará o quanto seus expositores estão voltados à sustentabilidade, à mitigação da emissão de gases poluentes e à luta contra as mudanças climáticas. Por isso, serão apresentadas no evento inúmeras tecnologias voltadas a segmentos como bioenergia, biogás, hidrogênio verde…, além de serem trazidas para o debate questões como crédito de carbono, eficiência industrial, redução de custos…”, ressalta a presidente do CEISE Br, Rosana Amadeu.

A executiva conclui, afirmando que, mais uma vez, a Fenasucro & Agrocana dará uma grande contribuição ao país, ao mostrar para o mundo que temos uma indústria que está num patamar de primeiro mundo no quesito sustentabilidade e produção de tecnologias sustentáveis.

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram