Mercado

Logum conclui sistema de dutos de etanol

Companhia estuda possibilidade de transportar o biocombustível também por mar

Logum conclui sistema de dutos de etanol

O sistema de dutos de etanol da Logum entrou em operação completa, após um investimento total de R$ 3 bilhões.

Com a capacidade de retirar mais de 100 mil caminhões das estradas, o sistema foi inaugurado em diferentes fases, sendo que apenas nesta última fase, que inclui trechos entre Guararema, Guarulhos, São Caetano do Sul e São José dos Campos, foram investidos R$ 1,2 bilhão.

O projeto abrange um total de 128 quilômetros de dutos no Estado de São Paulo. A expectativa é que a demanda por etanol aumente, impulsionada por mudanças tributárias favoráveis e uma safra canavieira promissora.

LEIA MAIS > Como maximizar a fabricação de açúcar diante dos desafios da safra 2023?

A Logum pretende ampliar em quase 50% o transporte de etanol por dutos em relação ao ano anterior. Além de ser mais econômico, cerca de 10% mais barato, o transporte por dutos tem uma pegada de carbono significativamente menor em comparação com o modal rodoviário.

De acordo com estimativas baseadas no GHG Protocol, o transporte por dutos emite 80 vezes menos gases do efeito estufa em comparação ao uso de caminhões.

O sistema dutoviário da Logum tem como objetivo evitar a emissão de 120 mil toneladas de gases do efeito estufa em 2023, substituindo o deslocamento de mais de 100 mil caminhões.

LEIA MAIS > Nova configuração da evaporação proporciona salto na economia de bagaço

A empresa planeja expandir o sistema e aumentar sua participação no mercado de etanol em São Paulo, buscando reduzir ainda mais as emissões de carbono e melhorar a mobilidade urbana. A companhia também estuda a possibilidade de expandir suas operações para o transporte do biocombustível por mar, através de portos e cabotagem, visando atender aos mercados consumidores do Nordeste e as exportações.

Banner Revistas Mobile